A
Tetra Pak anuncia que todas as embalagens produzidas no Brasil utilizarão o
polietileno de baixa densidade (LDPE) feito a partir da cana-de-açúcar, nas
camadas protetoras.
Combinado
ao papel, o biopolímero aumenta o porcentual de materiais renováveis na
embalagem para até 82%. A partir desse abril, todas as embalagens produzidas no
Brasil e fornecidas para os mais de 150 clientes da Tetra Pak no país terão o
plástico de fonte renovável em sua composição. Isso significa que mais de 13
bilhões de embalagens cartonadas serão produzidas anualmente com a nova
matéria-prima.
De
acordo com Charles Brand, vice-presidente de Marketing e Gestão de Produtos da
Tetra Pak, é um orgulho ser a primeira empresa do setor a usar o polietileno de
cana-de-açúcar em embalagens cartonadas. "Acreditamos que o uso de
recursos renováveis é a melhor maneira de proteger o futuro frente ao desafio
global de uma crescente escassez de matérias-primas de origem fóssil. Este
lançamento é também um passo importante para atingirmos nossa ambição de
desenvolver uma embalagem 100% renovável”, afirma Brand.
Produzido
pela Braskem, uma das maiores produtoras de biopolímeros do mundo, o LDPE de
base biológica usada nas embalagens da Tetra Pak tem as mesmas propriedades
físicas e químicas do polietileno tradicional, derivado de combustível fóssil.
Segundo
Alexandre Elias, diretor de produtos químicos renováveis da Braskem, mais do
que uma solução inovadora, o uso do plástico verde oferece aos consumidores uma
alternativa de embalagem sustentável. “Trabalhando em conjunto com a Tetra Pak,
atendemos a demanda da indústria de embalagem e as necessidades dos
consumidores, que estão cada vez mais conectados e conscientes", afirma Elias.
De
acordo com Eduardo Eisler, vice-presidente de estratégia de negócios da Tetra
Pak, o objetivo da empresa com este lançamento é fornecer aos clientes e
consumidores inovações que agreguem valor com custo competitivo, funcionalidade
e desempenho ambiental. Inicialmente o mercado brasileiro foi priorizado, mas o
fornecimento deve ser ampliado para outros mercados no futuro.
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