sexta-feira, 28 de junho de 2013

Os benefícios do LED em impressoras e multifuncionais - Por Vitor Takenaka*

É muito comum ouvirmos no mercado pessoas dizerem que necessitam de uma impressora a Laser para seu escritório ou residência, porém o que muitos não sabem é que o nome verdadeiro da tecnologia existente em impressoras e multifuncionais, que utilizam como pigmento de impressão o toner, é tecnologia Eletrofotográfica, que tem entre seus componentes cilindro, toner, fonte de luz e a fusora, unidade que possui dois rolos que aquecem e são responsáveis por fixar o toner no papel por meio de calor e pressão.

O que as pessoas também não sabem é que a fonte de luz é a peça fundamental para que a imagem impressa tenha uma boa resolução e, hoje em dia, as fabricantes de impressoras e multifuncionais utilizam duas tecnologias como fonte de luz: a tecnologia Laser, como a maioria das pessoas “costuma dizer”, e a tecnologia LED, que vem a cada dia mostrando ser um sistema confiável e com diversos benefícios.

Comparando as duas tecnologias (LED e Laser) podemos sinalizar algumas vantagens em relação ao tamanho do equipamento, devido a tecnologia LED ser mais simples, composta apenas por um pente com vários micro LEDS em uma barra do comprimento do cilindro, que fica fixa acima do mesmo a uma distância aproximada de um centímetro. Tudo isso auxilia o tamanho do hardware, porque para a acomodação do pente no equipamento não é necessário um grande espaço. Esse benefício faz com que alguns fabricantes consigam produzir equipamentos até 50% menores em relação às máquinas com tecnologia a Laser, que necessitam de espaço para acomodar um complexo sistema de espelhos que refletem o laser até chegar ao cilindro.

Importante ressaltar que uma outra vantagem do LED em relação à tecnologia Laser é a robustez do equipamento, pois a manutenção é mais simples e a fonte de luz LED tem durabilidade elevada. Na tecnologia Laser a manutenção é trabalhosa, pois existem várias partes móveis (espelhos) para ajustar e realizar manutenções preventivas (limpeza). Explico todo esse processo, pois a tecnologia LED vem ganhando espaço em vários segmentos de impressão, principalmente em mercados que necessitam de impressão colorida. E, muitas empresas, não têm ideia de como isso funciona. Devido à fonte de luz LED ser independente, onde os micros LEDs podem ascender em intensidades diferentes, este benefício proporciona uma impressão mais rica de detalhes e graduação de tons das cores. Isso ocorre, pelo fato do pente de LEDs ficar fixo proporcionando estabilidade em relação ao registro de cores e principalmente, em trabalhos de impressão que possuem várias cópias do mesmo documento.

As empresas que trabalham com equipamentos coloridos, geralmente, precisam utilizar gramaturas (papéis) de diversos tipos e tamanhos. E, as máquinas com tecnologia LED auxiliam, também, essa necessidade, pois permitem que os equipamentos sejam produzidos com o sistema de movimento do papel em reta (sistema plano gráfico), diminuindo sensivelmente o nível de atolamento de folhas, além de permitir que a gramaturas e tipos seja utilizada em diferentes tamanhos de mídias.

Diante disso, tenho mais certeza de que a tecnologia LED veio para ficar, e que trará muitos benefícios para as empresas, oferecendo uma impressão com muito mais qualidade, gerando uma redução no orçamento e, ainda, proporcionando um sistema ecologicamente correto.

*Consultor de produtos da OKI

Nenhum comentário:

Postar um comentário