quinta-feira, 27 de junho de 2013

Sebrae-SP lança projeto de inclusão nas Micro e pequenas empresas

Parceria com Governo do Estado de São Paulo leva orientação de empreendedorismo para pessoas com deficiência e incentiva a contratação nos pequenos negócios
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP) em parceria com a Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência,  lançam o projeto Sebrae Mais Acessível, no dia 1º de julho, segunda-feira, às 19h, na Biblioteca de São Paulo.
O projeto visa incentivar, por meio de palestras, a contratação de pessoas com deficiência nas micro e pequenas empresas ( MPE’s) e capacitar empresários e futuros empreendedores também com deficiência em temas de gestão com o auxilio de  vídeos, aplicativos com recursos de acessibilidade e  biblioteca  virtual com conteúdo em áudio.
O teor é gratuito e em breve poderá ser visualizado no site www.sebraesp.com.br.
O Sebrae-SP e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência também vão orientar o empresário a como se relacionar e integrar o profissional com deficiência na equipe de trabalho. As instruções serão feitas por meio de vídeos com dicas.
“Essas ações contribuem para uma sociedade mais justa, inclusiva e fortalece os pequenos negócios. O Sebrae Mais Acessível  reforça a autonomia, a valorização e os direitos das pessoas com deficiência”, enfatiza Bruno Caetano, diretor superintendente do Sebrae-SP.
Caetano esclarece que a lei de cotas, que obriga as empresas com 100 ou mais funcionários a preencherem de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência, não atinge os pequenos negócios.
“O intuito é atuar frente à resistência do mercado em contratar esses profissionais, promover a inclusão junto aos empresários e ampliar a empregabilidade”, enfatiza.
“Esta parceria representa um marco histórico, ao promover, de forma inédita no país, a empregabilidade e o empreendedorismo da pessoa com deficiência na pequena empresa. Temos procurado criar mecanismos. Se por um lado, o mercado está convencido da importância de tratar dessa questão da diversidade humana de maneira séria, por outro, o governo do estado de São Paulo tem buscado soluções de capacitação para essas pessoas”, conta Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
No dia do lançamento, o criador e coordenador de programas de ensino de Empreendedorismo no Brasil, Fernando Dolabela, ministrará a palestra empreendedorismo para todos. O especialista é referência sobre o tema e é autor do livro “O segredo de Luísa”.
Para proporcionar um ambiente mais acolhedor e com comunicação acessível, o Sebrae-SP desenvolveu para os seus colaboradores o “Guia de Relacionamento com o cliente com deficiência” que tem como objetivo fornecer informações e procedimentos técnicos que proporcione o melhor atendimento a esse público.
O Projeto Libras é outro recurso oferecido. Ele disponibiliza intérprete de libras (língua brasileira de sinais) para o cliente com deficiência auditiva e/ou surda. O interessado em ter o serviço à disposição nos eventos presenciais deve solicitar a presença do profissional no ato da inscrição em um dos 33 escritórios regionais ou pelo 0800 570 0800. O benefício é gratuito e a única exigência é que o pedido seja feito com cinco dias úteis de antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário