Uma pesquisa feita recentemente pelo Instituto Endeavor
apontou que 76% dos brasileiros desejam ser donos de um negócio próprio. Essa
taxa é a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da Turquia, com 82%,
porém bem à frente dos Estados Unidos (51%) e da União Europeia (37%).
O índice de pessoas que desejam empreender em nosso país
é bem alto, no entanto, muito mais que o desejo de empreender, acredito que é
importante ter organização e planejamento para que o negócio dê certo. Afinal,
muita gente tem uma ideia, pesquisa o mercado e diz estar pronto para começar a
sua empresa. Infelizmente, a maior parte das pessoas, depois de ter reunido
informações e uma dose de coragem, já parte logo para o empreendimento. Isso,
na maior parte das vezes, cria mais problemas do que soluções. Eu não sei se
existe um roteiro para criar uma empresa, mas costumo sugerir algumas dicas aos
amigos que me consultam.
O primeiro passo é começar com o desenho do modelo de
negócios da empresa, que não precisa ser perfeito, afinal isso não existe. O
refinamento desse modelo ao longo do tempo é natural e aceitável. É importante
entender que todo modelo de negócios tem o objetivo de atender uma necessidade
específica. Caso você não consiga isso, seu projeto precisa ser revisto.
A partir do momento que você consegue entender o seu
modelo de negócios, determine uma meta inicial, que pode ser um lançamento de
produto, de faturamento, de aquisição de clientes etc. A meta ajuda a definir
os próximos passos e mantém o foco da equipe e do empreendedor. Estabelecer
indicadores e criar um painel também são passos eficientes e funcionais.
Depois das providencias iniciais, pense na empresa como
se ela já fosse grande. Isso é muito importante para começar do jeito certo e
inclui várias ações, como pensar no organograma com um bom descritivo de cargos
e responsabilidades. Não importa se no início só aparecer o seu nome no
organograma, pois quando a empresa começar a crescer você terá uma base para
contratar as pessoas certas e uma boa definição do que ela deverá fazer,
evitando possíveis equívocos.
Outra iniciativa válida é pensar sobre processos, por
exemplo, documentar o que fazer no momento em que o cliente comprar o seu
produto, quando solicitar reembolso, como resolver dúvidas frequentes e assim
por diante. Se você tiver bons processos, vai ajudar pessoas normais a fazerem
um trabalho brilhante e assim não precisará contratar pessoas brilhantes, o que
é muito caro e difícil de manter. Pessoas normais podem brilhar se você
permitir e der as ferramentas certas.
No momento da contratação, invista um tempo na pessoa,
treine, ajude a refinar os processos, tire dúvidas, ou seja, trabalhe com ela.
Quanto mais bem treinados forem os recém-admitidos, melhor eles serão no futuro
e ficarão aptos a compartilhar dos seus valores e dos valores da empresa. Esse
tempo servirá também para você saber se escolheu as pessoas certas ou se será
necessário fazer substituições.
Coloque ainda na sua agenda reuniões com especialistas,
como contadores, técnicos ou advogados. Esses profissionais são importantes na
fase inicial do empreendimento para orientá-lo quanto à abertura correta da
empresa, para esclarecer dúvidas relacionadas a sindicato, ao contrato
apropriado com seus sócios, funcionários e parceiros. Fazendo tudo certo desde
o início, você evita custos adicionais no futuro.
Por fim, recomendo que você se familiarize com o conceito
de "empresas enxutas" ou lean startups. Aliás, existem diversos
livros e sites sobre o assunto. Basicamente, o que se diz é que você não deve
esperar muitos meses para ter o seu produto pronto, para vender e descobrir que
ele não funciona. Você pode criar uma parte do produto, testar no mercado,
aprimorar e começar a vender. O bom é inimigo do ótimo nos dias de hoje.
Modelos ágeis de operação são muito bem-vindos. Invista um tempo em aprender e
aplique o que for mais adequado ao seu tipo de negócio.
Claro que esses passos não vão garantir o sucesso de
todas as empresas, mas com certeza já vão ajudar os empreendedores que estão
iniciando ou até mesmo aqueles mais experientes a fazerem as coisas certas da
melhor forma possível. Lembre-se, não pule etapas quando o assunto for o bom
andamento da sua empresa.
*CEO da Triad PS, empresa multinacional especializada em
programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração
do tempo
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