O resultado da Henkel do
primeiro trimestre de 2015 apresentou um bom desempenho da empresa. Com um
aumento de 12,7% nas vendas, a companhia atingiu um recorde para o trimestre de
4.430 milhões de euros. Ajustadas para os efeitos positivos do câmbio, as
vendas apresentaram crescimento de 6,9% organicamente, ou seja, ajustadas para
o câmbio e aquisições/desinvestimentos, as vendas cresceram 3,6%. “Em um quadro
desafiador, a Henkel obteve um forte desempenho no primeiro trimestre com um
bom início do ano fiscal em 2015. Mais uma vez, aumentamos as vendas e os
lucros. Atingimos nosso nível mais alto de vendas trimestrais até o momento,
graças ao bom crescimento nas vendas orgânicas, o impacto das aquisições feitas
ano passado e a força do dólar”, disse o CEO da Henkel, Kasper Rorsted.
O lucro operacional ajustado
aumentou 14,1%, passando de € 619 milhões para € 707 milhões. O lucro
operacional reportado (EBIT) cresceu 6,5%, de € 608 milhões para € 648 milhões.
O retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT) teve um aumento de 0,2 pontos
percentuais para 16%. O retorno sobre as vendas também subiu, indo para 14,6%,
em comparação aos 15,5% no mesmo trimestre de 2014.
Os rendimentos ajustados por
ação preferencial (EPS) subiram 13,5%, de € 1.04 para € 1.18. O EPS reportado
subiu de € 1,04 para € 1,09. Os resultados financeiros da Henkel cresceram € 6
milhões, para € -9 milhões. Isso é atribuído à melhora tanto nos resultados dos
juros líquidos, quanto ao resultado cambial. A melhora no resultado do lucro
líquido se deve, em parte, a liquidação de senior bond e a maturação das taxas
de juros fixas em março de 2014. A taxa de impostos subiu para 24,6%, em
comparação aos 23,1% no mesmo trimestre do ano anterior.
O capital operacional
líquido relativo às vendas aumentou de 1,4 pontos percentuais para 6,2%,
comparado ao período anterior. Tal aumento deve-se principalmente às aquisições
feitas em 2014 e aos efeitos do câmbio.
O lucro líquido ajustado da
Henkel para o trimestre, após dedução dos juros não controladores, cresceu
12,8%, passando de € 452 milhões para € 510 milhões. A renda líquida relatada
para o mesmo período subiu 5,7%, com aumento de € 456 milhões para € 482
milhões. Após dedução de € 12 milhões, atribuíveis aos juros não controladores,
a renda líquida subiu para € 470 milhões (acima dos € 449 milhões registrados
no mesmo trimestre de 2014).
A posição financeira líquida
da Henkel em 31 de março de 2015 foi de € 10 milhões. Em 31 de dezembro de
2014, era de € -153 milhões.
A Henkel continua esperando
um crescimento orgânico das vendas de 3 a 5% no ano fiscal de 2015. É esperado
que as unidades de negócios de Adhesive Technologies e Laundry & Home Care
gerem, separadamente, um crescimento nas vendas orgânicas dentro dessa faixa.
Em Beauty Care, a Henkel espera um crescimento de aproximadamente 2%. Como
anteriormente, a Henkel espera um desenvolvimento estável na parcela de vendas
dos mercados emergentes. Em comparação aos números de 2014, a empresa espera um
retorno sobre vendas ajustado (EBIT) de aproximadamente 16% e um aumento nos
rendimentos ajustados por ação preferencial de aproximadamente 10%.
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