No
dia 20 de março, Fabio Arruda Mortara, presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica, esteve em Brasília para expressar, junto ao Ministério da
Comunicação, a preocupação da indústria gráfica com a entrada dos Correios no
mercado de impressão de dados variáveis.
Segundo
informações veiculadas na mídia, até abril, a estatal deve concluir uma
parceria com a Valid para a criação de uma terceira empresa prestadora de
serviços de certificação digital, impressão descentralizada e emissão eletrônica
de documentos, como boletos, faturas e extratos.
Caso
seja aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a
transação terá como alvo o atendimento a bancos, administradoras de cartões de
crédito, concessionárias e outros grandes usuários de comunicação impressa com
seus clientes.
O
valor da transação continua desconhecido, mas sabe-se que os Correios teriam
participação de 49% no novo negócio. “Esse modelo compete de modo direto com as
gráficas e, ao verticalizar todo o processo produtivo e logístico, cria nítidas
vantagens concorrenciais para a nova empresa, sem falar no ganho de escala, que
vai gerar desequilíbrio e acirramento da concorrência no mercado gráfico,
agravando as já severas condições que atravessamos”, alertou Mortara.
Da
reunião, participaram Luciana Pontes e Franklin Furtado, respectivamente
subsecretária de Serviços Postais e subsecretário adjunto, além dos empresários
Jair Leite, presidente da Abigraf-PR, e Ricardo Minguez, diretor do Grupo
Empresarial de Envelopes da Abigraf-SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário