Por Fábio Sabbag, editor da GRAPHPRINT,
que viajou a convite da HP
Na Flórida (EUA), mais precisamente em
Orlando, onde os mundos de ontem, hoje e amanhã preenchem a atmosfera local,
aconteceu a nona edição do Dscoop, um evento proporcionado pela HP
Público prestigia apresentação durante Dscoop9. Evento colocou grandes líderes da impressão digital para compartilharem ideias e projetos inéditos
De
seis a oito de março, no Gaylord Hotel, temas como desenvolvimento de novos
negócios, comoditização, adaptação, gestão e vendas, além do aspecto ambiental,
foram efetivamente explanados. Mais de 2500 executivos e 93 empresas parceiras
discutiram os caminhos da impressão digital e seus avanços.
Viajando
a convite da HP, tive a feliz oportunidade de vivenciar a entusiasmada busca
dos players que prestam serviços de impressão pela nova forma da arte gráfica:
a era digital. Pragmático em sua organização, o Dscoop9 teve o dom de conduzir
empresários do mundo todo ao mágico universo da impressão digital, onde quebrar
moldes, investindo em inovação, se torna o pilar dos novos tempos.
Não
se trata, ficou evidente, de uma disputa entre a forma convencional de
impressão e a seara digital. Ficou claro em todos os momentos que a HP, aliada
à grande quantidade de parceiros, encara o atual cenário gráfico como um
celeiro de oportunidades. Presencia-se então, ao decorrer das palestras, e no
showcase (um espaço para que as empresas participantes do Dscoop mostrem a
miríade de oportunidades existentes ou que ainda não foram criadas), que a HP,
fundamentada na Indigo, semeia a inovação, sem subtrair o que já é exercido há
longo tempo pela indústria da impressão. A impressão definitiva é
complementação.
Espaço foi pensado para incentivar novos caminhos, com olhar apurado às experiências já vividas por grandes players do mundo digital
Por
três dias, o mantra foi pensar e respirar inovação como foco daqui em diante.
Talvez, numa análise pessoal desse editor, tudo o que o evento mais almeja é
colocar quem vive (e revive) o mundo da impressão para trocar ideias, dividir
experiências, usando e abusando da tecnologia intrínseca às impressoras
digitais.
Nesse
ponto é possível incluir avanços no uso dos dados variáveis que podem,
comprovadamente, aumentar o market share de grandes campanhas publicitárias.
Esqueça o dado variável com o nome da pessoa. Falo aqui de evolução sentimental
se preciso for. É atuar com dados variáveis que nascem de um centro de
Tecnologia de Informação (TI) completo e enfático.
Fernando Alperowitch diretor do negócio de Indigo para a América Latina da HP: “É um ambiente de troca de ideias, compartilhamento de metas e objetivos. O Dscoop proporciona, além de network, relacionamentos diferenciados, identificação de oportunidades e aplicações e novos negócios.”
Em
Orlando, no Dscoop9, os empresários respiram (e aspiram) ares para conduzir,
por exemplo, a realidade aumentada a aumentar o número de páginas impressas.
Num compasso acelerado, as tecnologias que cercam o mercado de impressão podem
ser usadas para transformar o papel, ou qualquer outro substrato que pode ser
impresso, em plataforma principal. Sem regras, sem exceções sobressalentes.
Espaço Showcase reuniu, além de equipamentos da HP, soluções e serviços de parceiros da fabricante
Participar
desta edição do evento deu a sensação de construir uma caixa de ferramentas
apta a quebrar moldes não úteis. Mesmo àqueles que ainda servem, foram
apresentadas ações que conseguem customizá-los. É um convite com o pretexto de
dar uma volta ao mundo sem enquadramento para certos paradigmas.
O
trajeto trilhado pela HP, diga-se de passagem, não foi fácil. Consolidar um
evento, que hoje é considerado um dos grandes em território americano, - quiçá
mundial -, teve seus desafios. “Virou tradição, o Dscoop já é considerado um
dos grandes eventos de qualquer indústria nos Estados Unidos. Trata-se de uma
evolução do modelo de evento, não é simplesmente uma relação de compra e venda
entre fornecedores e clientes. É um ambiente de troca de ideias,
compartilhamento de metas e objetivos. O Dscoop proporciona, além de network,
relacionamentos diferenciados, identificação de oportunidades e aplicações e
novos negócios”, conta Fernando Alperowitch diretor do negócio de Indigo para a
América Latina da HP.
Obs:
Na edição de abril, leia a matéria completa de cobertura do Dscoop9
Nenhum comentário:
Postar um comentário