quarta-feira, 19 de março de 2014

Plotters e impressoras de grandes formatos - Por Alexandre Gomes*

Um dos dispositivos mais versáteis na área de impressão são as impressoras de grandes formatos, ou plotters. Em vários anos de atuação neste segmento, constatei que os trabalhos realizados com esses equipamentos trouxeram maior satisfação ao cliente.

Existem mercados muito específicos, que exigem conhecimentos técnicos, mas todos utilizam os grandes formatos. O que varia muito é o tipo de mídia, papel e substrato utilizados, mas para cada impressão existe uma particularidade e uma necessidade.

O grande volume de impressão e vendas dos plotters são para plantas, projetos, traços, engenharia e arquitetura, juntamente com softwares como o AutoCad. Um dos pontos fortes desses equipamentos é a velocidade de impressão em modo rascunho e a qualidade, com consumo reduzido de tinta. Alguns deles acompanham ao driver de impressão um sistema de contabilização, que calcula exatamente o valor gasto em cada trabalho, com parâmetros de todos os custos, como papel, tinta, cabeça de impressão, cartucho de manutenção e até mão de obra ou aluguel do imóvel, entre outros.

Outro mercado interessante é o de Fine Art, que não dá margem para equipamentos de qualidade mediana. Aplicações como provas contratuais de cor, reproduções de quadros, reproduções fotográficas, decoração de interiores, fotoprodutos e tudo que pede qualidade fiel à realidade, só é possível reproduzir com um plotter com 12 tintas pigmentadas, capaz de trabalhar com diversos tipos de materiais à base d´água. Canvas, vinil, tyvek, glossy, satin, hahnemüehle, polyester, transfer e backlight são alguns exemplos de papéis e mídias que atendem exigências fiéis de cor, qualidade e durabilidade de impressão.

Para quem necessita de alta definição e impressão de qualidade, os plotters são indispensáveis. Antes de adquirir um equipamento, entretanto, é fundamental realizar testes e constatar se o produto atende às suas expectativas e de seus clientes.

*Gerente de canais da Reis Office, empresa de soluções completas para impressão, digitalização, transmissão e armazenamento de documentos, além de outsourcing de impressão


Nenhum comentário:

Postar um comentário