Em
2013, o mercado brasileiro movimentou 3.7 milhões de equipamentos de impressão,
volume aproximadamente 9% menor do que em 2012. A retração refletiu também nas
receitas: em 2013 o setor gerou um volume de aproximadamente US$1 bilhão no
Brasil, 13.6% a menos do que em 2012. Os dados são da IDC Brasil, líder em
inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as
indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.
Na
visualização dos resultados por tecnologia, o cenário é distinto entre laser e
jato de tinta. Enquanto as vendas de impressoras jato de tinta caíram 13,1% (de
3.087 milhões em 2012 para 2.682 milhões de unidades em 2013), as vendas de
laser tiveram um ligeiro crescimento e passaram de 1.019 milhão de unidades
vendidas em 2012 para 1.053 milhão em 2013.
Diego
Silva, analista de mercado da IDC Brasil, atribui os resultados do mercado jato
de tinta a fatores como a readequação de demanda e migração de foco por parte
dos fabricantes. “No período pós-crise (2008), por um lado a movimentação dos
fabricantes garantiu excelentes volumes de vendas, mas, por outro, condicionou
a demanda a faixas de preços extremamente baixas. Tais movimentações visavam
recuperar a lucratividade por meio da venda de suprimentos de impressão, o que no
mercado brasileiro não ocorre com tanta facilidade”.
Segundo
Silva, o foco também está migrando: antes, com poucas funções e
aplicabilidades, os equipamentos jato de tinta buscavam atingir principalmente
os usuários domésticos e profissionais liberais. Agora, com as linhas “business
inkjet”, os equipamentos estão cada vez mais robustos, e com funções e
aplicações mais abrangentes, visando também usuários corporativos de pequenas e
médias empresas. Já o mercado laser, embora também esteja passando por mudanças,
em 2013 apresentou resultados positivos pelo terceiro ano consecutivo.
De
acordo com o analista de mercado da IDC Brasil, outro movimento forte, que vem
crescendo de forma constante nos últimos anos e demonstrando maturidade, é o
mercado de serviços gerenciados de impressão (MPS). “É uma excelente oportunidade para as
empresas que buscam não só a redução de custos, como também a otimização dos
processos”.
A
IDC é a principal provedora global de inteligência de mercado, serviços de
consultoria e eventos para as indústrias de tecnologia da Informação e
telecomunicações.
A
companhia apoia profissionais de TI, executivos de negócios e investidores na
tomada de decisões relativas a compras de tecnologia e estratégias
empresariais.
A IDC é subsidiária da IDG, companhia que atua em mídia, pesquisa
e eventos na área de tecnologia. Para saber mais sobre a IDC Brasil, visite o
website www.idcbrasil.com.br.
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