terça-feira, 25 de março de 2014

Estudo da IDC sobre mercado de impressão em 2013 mostra queda na tecnologia jato de tinta e crescimento de vendas de equipamentos a laser

Em 2013, o mercado brasileiro movimentou 3.7 milhões de equipamentos de impressão, volume aproximadamente 9% menor do que em 2012. A retração refletiu também nas receitas: em 2013 o setor gerou um volume de aproximadamente US$1 bilhão no Brasil, 13.6% a menos do que em 2012. Os dados são da IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.

Na visualização dos resultados por tecnologia, o cenário é distinto entre laser e jato de tinta. Enquanto as vendas de impressoras jato de tinta caíram 13,1% (de 3.087 milhões em 2012 para 2.682 milhões de unidades em 2013), as vendas de laser tiveram um ligeiro crescimento e passaram de 1.019 milhão de unidades vendidas em 2012 para 1.053 milhão em 2013.

Diego Silva, analista de mercado da IDC Brasil, atribui os resultados do mercado jato de tinta a fatores como a readequação de demanda e migração de foco por parte dos fabricantes. “No período pós-crise (2008), por um lado a movimentação dos fabricantes garantiu excelentes volumes de vendas, mas, por outro, condicionou a demanda a faixas de preços extremamente baixas. Tais movimentações visavam recuperar a lucratividade por meio da venda de suprimentos de impressão, o que no mercado brasileiro não ocorre com tanta facilidade”.

Segundo Silva, o foco também está migrando: antes, com poucas funções e aplicabilidades, os equipamentos jato de tinta buscavam atingir principalmente os usuários domésticos e profissionais liberais. Agora, com as linhas “business inkjet”, os equipamentos estão cada vez mais robustos, e com funções e aplicações mais abrangentes, visando também usuários corporativos de pequenas e médias empresas. Já o mercado laser, embora também esteja passando por mudanças, em 2013 apresentou resultados positivos pelo terceiro ano consecutivo.

De acordo com o analista de mercado da IDC Brasil, outro movimento forte, que vem crescendo de forma constante nos últimos anos e demonstrando maturidade, é o mercado de serviços gerenciados de impressão (MPS).  “É uma excelente oportunidade para as empresas que buscam não só a redução de custos, como também a otimização dos processos”.

A IDC é a principal provedora global de inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para as indústrias de tecnologia da Informação e telecomunicações.

A companhia apoia profissionais de TI, executivos de negócios e investidores na tomada de decisões relativas a compras de tecnologia e estratégias empresariais. 

A IDC é subsidiária da IDG, companhia que atua em mídia, pesquisa e eventos na área de tecnologia. Para saber mais sobre a IDC Brasil, visite o website www.idcbrasil.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário