Estudo
divulgado pela comScore revela o crescimento das redes sociais na América
Latina. De acordo com o levantamento, os brasileiros gastaram, em junho deste
ano, 12,5 bilhões de minutos em diversas redes sociais. Esse volume corresponde
a 18,3% de todos os minutos gastos pelos brasileiros na internet.
Conforme
é possível avaliar, as redes sociais abrangem um público extremamente
interessante às empresas. Pensando nisso, muito empresários aderiram a estas
ferramentas para atrair mais público, tornar sua marca conhecida e até mesmo
aumentar as vendas.
Entretanto,
na ânsia de estar presente na web, as empresas acabam cometendo alguns erros.
Para descobrir quais são os dez principais erros comuns, o Portal InfoMoney
conversou com o professor de Redes Sociais e Inovação Digital da ESPM (Escola
Superior de Propaganda e Marketing), Gil Giardelli. Confira abaixo:
Entrar
nas redes sociais sem planejamento: não é porque muitas empresas aderiram às
redes sociais que necessariamente o negócio terá de ser cadastrado em uma.
Segundo o especialista, as redes demandam conhecimento e planejamento prévio;
Participar
de várias redes ao mesmo tempo: quanto maior o número de redes onde a empresa
estiver, mais tempo o empresário terá de se dedicar a elas. Lembre-se de que as
redes sociais são vitrines do negócio, por isso, devem ser atrativas e
atualizadas;
Só
falar da empresa e do produto da empresa: ter informações somente sobre a
empresa, produtos e serviços torna as redes desinteressantes. “Se a empresa
vender joias, além de falar do produto, conte sobre as pedras ou uma história
interessante relacionada à peça”, exemplifica Giardelli.
Achar
que as ferramentas precisam de custos altos: na internet, é possível baixar
ferramentas que podem contribuir para tornar o seu conteúdo mais interessante.
Vale destacar que muitas são gratuitas, basta aprender a usá-las;
Deixar
a ferramenta aos cuidados de amadores: as redes não devem ser cuidadas por quem
não conhece sobre o assunto, por isso, nada de delegar as funções para os
sobrinhos ou filhos. Hoje, existem profissionais especializados no assunto.
Caso a empresa não possa pagar por este tipo de serviço, o empresário deve se
aprofundar no tema por meio do estudo;
Não
pensar que quem acessa as redes são pessoas: quem está atrás dos computadores
são pessoas. Por isso, gentileza e educação sempre caem bem;
Não
respeitar a opinião dos usuários: “As pessoas opinam sobre o que elas gostam.
Caso contrário, elas não perderiam o seu tempo”, explica Giardelli. Não discuta
assuntos polêmicos, assim como religião e futebol;
Achar
que as críticas são pessoais: críticas podem ajudar a melhorar o negócio. O
empresário deve lembrar que a crítica não é contra ele, mas é sobre um produto
ou um serviço oferecido pela empresa;
Não
ser transparente: a transparência é palavra de ordem no mercado. Por isso, use
o espaço das redes sociais para informar sobre a produção, crescimento e até
mesmo faturamento. Isso garante mais confiabilidade do consumidor em relação à
empresa;
Criar
personagens para falar sobre a empresa: lembre-se de que o número de
identificação IP aparece frequentemente em comentários de blog e sites, por exemplo.
Ou seja, de nada adianta assinar diferentes nomes, criar usuários falsos e
apenas falar bem da sua marca quando todos os outros internautas são capazes de
facilmente derrubar essa máscara. Isso não apenas destruirá a reputação on-line
da empresa, como também poderá destruir as outras ações que, porventura, a
empresa queira iniciar na rede. O melhor é ser objetivo e sincero,
apresentando-se como representante da empresa e se mostrando sempre aberto a
sugestões e críticas.
Fique
atento a sua estratégia de abordagem nas redes sociais e evite esses erros mais
comuns que os empresários cometem nas redes sociais.
Fonte: Infomoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário