quinta-feira, 15 de maio de 2014

Empresa apresenta tecnologia que reduz gastos com água e energia na indústria de papel

Dedicada a pesquisas tecnológicas voltadas para o setor de Papel e Celulose, a Nalco, uma empresa Ecolab, aposta no Programa FillerTek que é resultado de quatro anos de pesquisas e reúne em uma única solução equipamento, produto químico e expertise técnica para a implantação do programa.

Voltada exclusivamente à produção de papel gráfico, a tecnologia, diz a empresa, aumenta a presença de carga mineral em substituição à fibra virgem na fabricação de papel sem comprometer sua qualidade, reduzindo consideravelmente os custos de produção e permitindo a fabricantes serem mais competitivos. “Atualmente a indústria de papéis gráficos atua com 20% de carga mineral e 80% de fibra na composição do papel. Com a implementação do Programa FillerTEK esse percentual pode mudar para uma relação maior do que 25% para 75%, dependendo das condições e particularidades de cada operação. 

Essa diferença de 5% de fibra impacta em redução de custo sem interferir na resistência do papel, e representa uma economia que pode chegar a milhões de dólares sem que a qualidade do produto final seja impactada”, afirma Barbara Tufano, gerente de produto da Nalco para o mercado de Papel e Celulose.

Por possuir mais carga mineral em sua composição, o papel tratado com o programa FillerTEK necessita de menos energia para secar, tendo como consequência a redução no consumo elétrico. Tudo isso é possível devido ao tratamento da carga mineral que é adicionado ao processo. Em alguns casos, esse tratamento reduz também a utilização de agentes químicos, já que seu uso é diretamente proporcional à quantidade de fibras que compõem o papel. 


A Ecolab atua em tecnologias e serviços de água, higiene e energia que protegem as pessoas e os recursos vitais. Com vendas em 2013 de US$13 bilhões e 45.000 funcionários, a Ecolab oferece soluções e serviços abrangentes para assegurar alimentos seguros, manter ambientes saudáveis, otimizar o uso de água e energia, e otimizar a eficiência operacional de clientes dos setores de alimentação, cuidados da saúde, energia, hotelaria e industrial em mais de 170 países ao redor do mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário