segunda-feira, 12 de maio de 2014

Gráfica Rex (RS) compra a segunda Rapida 105 da KBA

A Gráfica Rex, localizada em Nova Candelária, interior gaúcho, foi inaugurada em 1979, quando José Luiz Lermen decidiu deixar seu antigo emprego e investir em uma pequena gráfica chamada Indústria Gráfica Sul Ltda., na cidade de Boa Vista do Buricá. Lermen, que na época desconhecia o processo de trabalho gráfico, havia ficado encantado com os pequenos calendários de bolso impressos pela Gráfica Sul. “Não demorou para que eu percebesse que aqueles calendários seguiam um padrão, eram todos iguais. As gráficas apenas mudavam o cabeçalho. “Ainda assim, iniciei no ramo com apenas um funcionário e sem conhecimento algum. Atuávamos no ramo de tipografia e foi uma época muito difícil”, lembra.

A prova máxima da satisfação da Gráfica Rex com a KBA foi ratificada neste ano. Em maio, chega para a ExpoPrintLatinAmerica a segunda KBA Rapida 105 na mesma configuração, porém, com atualização tecnológica. Em julho, a impressora será totalmente operacional no parque da Gráfica Rex.

Em 1982, já mais consolidado, Lermen adquiriu uma segunda gráfica na cidade de Horizontina. “Era um mercado maior que nos oferecia mais oportunidades”, afirma. Dois anos depois, em 1984, comprou uma terceira gráfica na cidade de Santa Rosa, chamada Rex Indústria Gráfica. “Essa foi a origem da gráfica atual. Depois de um tempo, fechei as gráficas de Boa Vista do Buricá e Horizontina e ficamos unicamente com a unidade de Santa Rosa 
com o nome-fantasia de Gráfica Rex”, diz.  

Em 1986, a empresa adquiriu sua primeira máquina offset, contudo, foi somente em 1994 que a história da Gráfica Rex sofreu uma reviravolta. “Começamos deixar o segmento de impressos comerciais e focamos no segmento de embalagens, atendendo fábricas da região. Isso nos deu mais solidez e uma rotatividade mais constante de trabalhos. A partir de 1994, montamos uma estrutura profissional, que foi a base para nosso crescimento.”

Tal crescimento foi coroado em 2005, quando a Gráfica Rex deixou as fronteiras do Rio Grande do Sul para conquistar dois grandes clientes do segmento automotivo em São Paulo. “Para as duas empresas, fizemos um projeto de fornecimento para estoque e isso nos levou a crescer e investir em mercados maiores, como São Paulo”, diz o proprietário.
Sólida e bem estruturada, era o momento de a gráfica renovar seu parque produtivo. “Em 2009 adquirimos a nossa primeira offset cinco cores mais verniz totalmente nova. Em 2011, foi a vez de realizarmos um novo investimento”, explica.

E foi exatamente em 2011, quando a empresa já possuía certificação ISO 9001 e estava pronta para grandes saltos, que a KBA entrou na história da Gráfica Rex com a impressora Rapida 105, modelo seis cores com verniz. “Na época, a KBA estava com uma nova estrutura no Brasil e isso foi muito importante para nossa escolha. Além disso, a tecnologia da Rapida 105 é única. Nosso set up caiu de uma hora e meia para meia hora. Isso é muito significativo. Tempo de máquina sem impressão é dinheiro e lucratividade perdidos. A partir desse momento a história da Gráfica Rex mudou. Entramos para o mundo da indústria gráfica de primeira linha. A KBA nos trouxe muita alegria. Ela é muito versátil. Um detalhe muito importante é que posso usar como mono, bicolor, três cores, quatro cores. É fácil desacoplar os tinteiros e rolos. Quando não uso o castelo, não há gasto”, detalha Lermen.

Outras características apontadas por Lermen como destaques da Rapida 105 é seu processo automático de abastecimento de chapas e o fato de possuir funcionamento totalmente eletrônico. “O serviço entre e sai bem, com qualidade. Hoje, você precisa diminuir os custos. Como se faz isso? Otimizando a produção”, afirma.

“Estamos localizados em uma região distante dos grandes centros. Por isso, suporte técnico e confiabilidade são fundamentais. A Rapida 105 não apresenta problemas técnicos, não nos deixa na mão. Além disso, o suporte oferecido pela KBA Brasil é diferenciado, sempre que precisamos, eles nos atenderam. Com técnicos presentes no local ou online”, afirma Lermen.


Atualmente, a Rapida 105 em operação na Gráfica Rex imprime um volume médio mensal de 8 milhões de caixas em papel cartão para as mais diversas finalidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário