Mark Zuckerberg, cofundador
e CEO do Facebook, traçou um plano para 2015: ler um livro a cada quinze dias e
comentá-lo na rede social. Na verdade, a ideia é mais elaborada: Zuckerberg
escolhe uma obra, informa o título aos participantes do clube do livro, página
que ele criou (chamada A Year of Books), e duas semanas depois realiza um
debate público com o autor da obra. Recentemente ocorreu o primeiro encontro
virtual, com o escritor venezuelano Moisés Naím, autor de O Fim do Poder.
Desde 3 de janeiro, o clube
do livro de Zuckerberg atraiu 248.000 pessoas. De quebra, alavancou a venda de
livros. Somente nos Estados Unidos, o livro de Naím vendeu mais de 20.000
cópias em dois dias, de acordo com a editora Basic Books, responsável pela
publicação do título no país. Esse número é maior do que toda a venda
registrada pelo livro desde sua primeira impressão, em março de 2013.
A ação também repercutiu no
Brasil. Publicado pela Editora Leya, o livro se tornou um dos mais vendidos na
Amazon.com.br e já esgotou em livrarias como a Saraiva. De acordo com o jornal
Folha de S. Paulo, a editora pretende reimprimir a obra com um selo que
remeterá à indicação literária do fundador de Facebook.
Outro efeito do clube do
livro foi aumentar a fama virtual de Naím, que ganhou mais de mil novos fãs no
Facebook. Seu perfil no Twitter aponta a realização de entrevistas para
publicações americanas, inglesas e colombianas nos últimos dias.
Economista e escritor de
assuntos políticos, Naím aborda no livro a fragmentação do poder: nos dias de
hoje, afirma, as grandes corporações e governos estão perdendo espaço para
organizações menores. A maioria das perguntas ao autor foi feita pelos fãs da
página A Year of Books.
Zuckerberg, dono do espaço,
fez apenas uma pergunta e aproveitou para agradecer o autor. "Obrigado por
participar dessa conversa", escreveu. "Realmente gostei de ler seu
livro. Foi um belo jeito de começar meu ano!" O escritor, é claro,
concorda.
Fonte:
Veja.com - 13/01/2015
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