O mercado de livros
impressos ganha fôlego e aumenta as vendas nas grandes livrarias dos Estados
Unidos, Reino Unido e Austrália, de acordo com levantamento feito pela inglesa
Nielsen BookScan e matéria publicada pelo Financial Times. Nos EUA a alta foi
de 2,4%, acumulando 635 milhões. Já Reino Unido houve recuo de 1,3%, o que
representa recuperação, pois em 2013 as vendas recuaram 6,5%.
No levantamento, a rede de livrarias
britânica Waterstones foi citada como uma das que comemorou a melhoria do setor
com alta de 5% nas vendas de livros impressos, em dezembro. Números que
ilustram uma retomada do espaço antes ocupado integralmente pelos livros de
papel paralelamente ao enfraquecimento das vendas de e-books, haja vista que os
resultados de comercialização das publicações eletrônicas têm recuado.
Para Luis Iglesias, diretor
de Artes Gráficas da Xerox, essa tendência tem alinhamento com as novas
oportunidades proporcionadas pelas tecnologias de impressão digital, que tornam
o processo de publicação de livros em curtas e médias tiragens, muito mais ágil
e econômico. “Impressão Digital é uma solução viável para as editoras, que
enfrentam cotidianamente o desafio do crescimento da diversidade de títulos e
públicos com publicações de livros com tiragens cada vez menores”, explica
Iglesias.
“A possibilidade de
personalização, aliando-se a uma diversidade de gramaturas e substratos,
permite que a tecnologia digital agregue muito na indústria editorial, universo
que engloba tendências que vão dos trade books e livros corporativos ao
conteúdo didático e materiais escolares. O digital proporciona flexibilidade e
produtividade ao ambiente de produção gerando oportunidades de receita com
pequenas tiragens e personalização”, complementa Iglesias que tem experiência
acumulada em décadas de atuação no mercado gráfico e no desenvolvimento de
soluções de impressão digital.
Segundo o diretor da Xerox,
a impressão digital possibilita até mesmo que as editoras lancem títulos
específicos em pequenas tiragens para testar a aceitação dos consumidores nas
livrarias. Direcionando, desse modo, a produção de acordo com a demanda. A
Xerox tem na linha de frente do portfólio de equipamentos para impressão de
livros, uma diversidade de soluções de impressão e gestão de fluxo de trabalho,
seja em cor, P&B e até mesmo Inkjet, com capacidades de produção
escalonáveis para atender a qualquer necessidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário