quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Abimaq apresenta pleitos ao Ministro Fernando Pimentel

Com o intuito de apresentar os pleitos do setor de máquinas e equipamentos ao governo, a ABIMAQ recebeu no dia dois de setembro, o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Os principais pontos tratados na reunião foram o conteúdo local e o regime de Ex-tarifário.

Durante o encontro a Abimaq entregou para Fernando Pimentel a “Agenda Setorial de Bens de Capital: Itens a serem atendidos emergencialmente”, que fazem parte os seguintes pleitos: 

Conteúdo local; 

Compras públicas / Margem de preferência; 

Alíquotas de importação / Preço dos insumos; 

Conteúdo nacional / Recursos público Brasileiros; 

Aprimorar mecanismos / Defesa comercial; 

Aprimorar mecanismos de Ex-tarifário e Coibir a importação de usados.

Luiz Aubert Neto, presidente da Abimaq, solicitou uma maior exigência de conteúdo nacional em máquinas e equipamentos comercializados no país. “Pedimos que o que tem dinheiro público tenha conteúdo nacional. Estamos rifando a indústria nacional”, afirmou.

Outro assunto que a Abimaq pediu atenção especial para o ministro é a questão da importação de máquinas usadas. “Os bens de capital usados que são importados não atendem às exigências feitas aos fabricantes no Brasil e esses equipamentos já são sucatas, não ajuda a produtividade das empresas”, destacou o presidente.

Fernando Pimentel ressaltou que é preciso atuar tanto em incentivos para produção local como em medidas que controlem a importação. “Taxar o importado, simplesmente, não resolve”, afirmou.


Pimentel ainda lembrou que a indústria brasileira está prejudicada por um câmbio que por muito tempo foi desfavorável, ainda que a recente valorização do dólar tenha ajudado a indústria de bens de capital local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário