Material elaborado pretende desmitificar a fabricação e o uso do produto no Brasil
Questões como “o eucalipto seca o solo?”, “qual papel é ecologicamente mais correto: o branco ou o reciclado?” ou “papel desmata florestas nativas?” estão presentes no dia a dia das pessoas, mas muitas vezes sem uma resposta correta, o que acaba proporcionando a criação de mitos sobre a produção do papel.
Diante deste cenário, a International Paper América Latina (IP), fabricante das marcas de papéis Chamex, Chamequinho e Chambril, acaba de lançar um livreto de sustentabilidade que visa responder todas as dúvidas sobre a produção e consumo do papel para imprimir e escrever, desde sua matéria-prima até o processo de reciclagem.
Entre elas estão questões que geram dúvidas e que têm sido disseminadas de forma incorreta, como o impacto da produção do papel na mudança climática; produtos químicos utilizados nessa produção; fertilidade do solo; consumo de água e energia.
Além disso, o livreto esclarece porque as florestas da International Paper não criam o chamado “deserto verde”, sobre o futuro do papel e sobre a importância de conferir se o papel comprado é certificado, ou seja, se ele é produzido a partir de florestas plantadas e com manejo sustentável.
“Acreditamos que com este material poderemos desmitificar a ideia de que a produção de papel agride o meio ambiente, e reforçar que o produto, se utilizado de fontes certificadas, é sustentável e pode conviver harmoniosamente com os meios eletrônicos”, afirma Gisele Gaspar, gerente de Comunicação Corporativa da International Paper.
A construção do livreto contou com a participação do Comitê de Sustentabilidade da International Paper, grupo formado por profissionais de diferentes diretorias da IP e que tem como objetivo discutir e priorizar os temas referentes à sustentabilidade de forma sistêmica em toda companhia.
Os exemplares serão distribuídos para clientes, fornecedores, profissionais da companhia, representantes das comunidades onde a International Paper possui fábricas, além de formadores de opinião.
Além disso, o conteúdo estará disponível nos sites dos produtos da IP (Chamex, Chamequinho e Chambril), de forma a torná-lo cada vez mais acessível a todos.
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