A pesquisa mostra também que envelopes com mensagens coloridas e personalizadas são abertos primeiramente
De acordo com relatório divulgado pela Pitney Bowes Semco, consumidores indicam que a correspondência física ainda é o meio de comunicação preferido. A pesquisa também ilustra que, embora os consumidores utilizem regularmente canais de comunicações digitais, como email e mensagens de texto pelo celular, a correspondência física ainda é o canal preferido para muitos tipos de comunicações.
Aqui estão alguns dos destaques dos resultados relacionados com as preferências de canal de comunicação:
- Quase 95% dos entrevistados abrem regularmente a correspondência física, tais como cartas e pacotes.
- Os consumidores preferem receber correspondências físicas ao invés de email, telefonemas ou mensagens de texto, independente do conteúdo, com destaque para catálogos, transacionais (faturas) e itens promocionais.
- Correspondências físicas são preferidas ao correio eletrônico por serem consideradas seguras, privadas e confidenciais.
- Correspondências físicas geralmente são percebidas por serem provenientes de uma fonte confiável.
O estudo também revela as preferências, atitudes e comportamentos do consumidor relacionados à recepção da correspondência física, com ênfase na determinação de quais fatores aumentam a probabilidade de um envelope ser aberto.
Os participantes do estudo foram convidados a imaginar que eles estavam classificando, através dos envelopes, as suas próprias correspondências e a escolherem a que eles iriam abrir em primeiro lugar. Os resultados do inquérito indicam que determinados fatores, especialmente mensagens coloridas, melhoram significativamente as taxas de abertura de um envelope.
- Adicionando um título colorido e uma imagem na parte da frente de um envelope, aumenta sua taxa de abertura em 69% em comparação com o mesmo envelope sem título ou imagem.
- O uso de título colorido e imagem aumentam a chance de abertura de um envelope no local de trabalho em 23%, em comparação com o mesmo envelope sem título ou gráficos.
- 44% dos participantes da pesquisa observam a parte de trás do envelope quando recebem uma correspondência em casa ou no trabalho.
- Existe, também, um aumento marginal de abertura de envelopes ao adicionar um destaque colorido e imagem em sua parte de trás.
Segundo Julio Dantas, diretor da Pitney Bowes Semco, envelopes com mensagens e imagens em cores têm maior índice de abertura. Se as mensagens forem promocionais e personalizadas/setorizadas este índice cresce ainda mais. “É o que chamamos de transpromo – inclusão de uma mensagem promocional em uma correspondência transacional, como boletos e extratos”, explica Dantas.
Um aspecto favorável do uso do transpromo como ferramenta de marketing é a alta probabilidade de que a mensagem será vista. De acordo com o estudo, 83% das pessoas abrem e lêem imediatamente sua correspondência, quando ela não é promocional e parece ser uma fatura ou um comunicado importante de uma empresa com a qual tenham um relacionamento existente. Isto eleva a efetividade de uma campanha de marketing utilizando esta ferramenta. Os índices de retorno chegam a aproximadamente 30%.
Uma vez implementado o transpromo e o envelope no mix de marketing, a empresa é capaz de obter um maior índice de retorno. “Esta é uma oportunidade de marketing e de Cross Selling extremamente valiosa e praticamente livre de custos”, destaca Julio.
O estudo foi realizado pela empresa de pesquisa independente Leflein Associates e contou com a participação de consumidores americanos.
Sobre a Pitney Bowes Semco
Criada em 2005, a Pitney Bowes Semco é uma joint venture entre a Pitney Bowes Inc. e o Grupo Semco. Com a finalidade de oferecer seus produtos, soluções e serviços ao mercado brasileiro, a joint venture tem a missão de ser uma empresa de soluções integrais para automação de processos de correspondência e gerenciamento de informações, por meio de tecnologia de ponta.
A Pitney Bowes Inc. foi fundada em 1920 nos Estados Unidos e hoje atua no desenvolvimento de soluções, venda e manutenção de sistemas inteligentes para processamento e automação de correspondências.
Está presente em mais de 130 países com vendas anuais de mais de 5,4 bilhões de dólares.
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