O lançamento do conjunto de software de artes gráficas
CorelDRAW Graphics Suite X8, realizado mundialmente em meados de março, foi a
oportunidade que a subsidiária brasileira da Corel Corporation esperava para
incrementar sua política de canais de venda no País.
Segundo Flávio Tedesco, gerente de Canais da Corel
Brasil, a estratégia inclui desde novas modalidades de venda – como a
assinatura no formato pay per use – até a manutenção de preços. “O lançamento
oferece uma real oportunidade de bons negócios para nossos parceiros em
distribuição e vendas. Até porque o mercado estava esperando por essa nova
versão do CorelDRAW . Isso significa uma forte demanda reprimida que pode ser
aproveitada agora”, fala Tedesco.
Com a ideia de fortalecer o canal de distribuição –
formado pelas distribuidoras Alcateia, Boxware, Ingram Micro e Officer – e os
mais de 500 revendedores ativos em todos os pontos do País, a empresa trabalha
sobre três grandes eixos.
O primeiro é a profusão de modalidades em que o CorelDRAW
pode ser adquirido, atendendo a diferentes perfis de consumidores. São seis
modalidades, todas disponíveis para as revendas – a assinatura anual, do tipo
pague pelo uso, as vendas de licença individual perpétua e de licenciamento em
volume perpétuo, a comercialização em download (ESD), o licenciamento acadêmico
e a disponibilidade do produto em caixa. Esse última opção, cada dia mais rara
no mercado, é justificada por Tedesco como “diferencial tradicional” a
consumidores finais e corporativos conservadores que gostam de comprar nesta
modalidade há muitos anos.
O segundo dos grandes eixos comerciais é a recém-lançada
política de atualização aberta. Por meio dela, o usuário de qualquer uma das 17
versões do CorelDRAW lançadas desde o início da empresa, em 1989, pode fazer
upgrade para a X8 por preço fixo de R$ 899, com desconto superior a 60% sobre o
preço cheio do programa, de R$ 2.399. “É uma ótima oportunidade para o canal de
transformar milhares de usuários de edições antigas em clientes atualizados”,
analisa Tedesco.
Por fim, o último dos eixos estratégicos é a manutenção
de preços do produto nos mesmos níveis praticados para a versão X7, no mercado
há dois anos e agora sendo substituída pela nova X8. Para Flávio Tedesco,
trata-se de uma política de preços “bastante agressiva” considerando a grande
variação cambial nos últimos meses. Segundo ele, é um diferencial que será
apreciado pelo consumidor, tanto pessoa física quanto corporativo, “que tem no
bolso um ponto de grande sensibilidade hoje em dia”.
A Corel está distribuindo a seu canal informações
detalhadas sobre o produto e as categorias comerciais até 1 de abril. Os
revendedores podem se informar a respeito no Portal de Parceiros da Corel
Brasil, em www.corelbrasil.com.br, onde revendas podem se cadastrar e utilizar
diversas ferramentas, entre as quais de mapeamento de oportunidades.
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