A tecnologia LED UV chega
para complementar o leque de soluções que a fabricante alemã detém e permite
que pelo perfil de negócios, o cliente possa optar entre LE UV, LED UV e UV
convencional.
Segundo Fries, a tecnologia
LED UV tem o seu devido lugar dentro de um perfil de cliente que busca, por
exemplo, imprimir baixas tiragens, com rapidez e trabalhos diferenciados em
máquina. No Japão, onde já foram realizadas mais de 20 instalações, uma das premissas
do sistema LED UV foi a pressão do País para diminuição do consumo de energia. Com
instalações também já realizadas na Europa, a tecnologia DryStar LED UV também
já entrou no Brasil seguindo o bom
resultado de suas percursoras.
“O primeiro equipamento
DryStar LED UV instalado no Brasil já tem uma chancela de êxito. Está instalado
na considerada, maior empresa inovadora do mercado mundial para o segmento
Web2Print. Para quem tem necessidade de produtividade, mas respeitando
qualidade, custos e economia, essa tecnologia vem para cumprir com muita
propriedade essa proposta”, relata Fries.
O executivo da Heidelberg
observa que a empresa alemã tem o devido cuidado ao apresentar o LED UV: “A
Heidelberg trabalha com princípios diferenciados. Nossa empresa tem um
compromisso muito sério com o mercado, somos a maior fornecedora de
equipamentos do mundo, e por isso, é regra básica sermos primeiramente uma
consultora para o cliente. É necessário que identifiquemos qual tipo de
processo é o ideal para o tipo de produção em que a gráfica atua” analisa
Fries. .
Na PMCC (Print Media Center
- Commercial) da Heidelberg em Wiesloch, na Alemanha, são feitas demonstrações
comparando os sistemas LE UV, LED UV e UV convencional. Em se tratando de LED
UV, além da já mencionada redução de energia, O DryStar LED UV é ideal para
aplicações de impressão comercial com ou sem revestimento. Os materiais não são
aquecidos no processo, o que evita distorções em aplicações especiais com
substratos mais sensíveis ao calor ou películas muito finas, conferindo um
registro com precisão absoluta. Possíveis produtos finais incluem cartões de
plástico, etiquetas, adesivos, rótulos e embalagens de plástico de alta
qualidade.
De acordo com a Heidelberg,
para produções de grandes volumes de um mesmo trabalho, a indicação é permanecer
com os sistemas convencionais de secagem. A empresa enxerga que os custos da
tintas no sistema LED UV são altos.
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