quarta-feira, 31 de julho de 2013

Acesso à internet impulsiona o consumo dos meios tradicionais de mídia, aponta IBOPE Media

Estudo analisa a influência da internet no Brasil e nos países da América Latina; no Brasil, internet atinge 56% da população.

​A penetração da internet já chega a 64% na Colômbia, 52% no Peru e 50% no Equador. No Brasil, o meio atinge 56% da população, o que representa um crescimento de 115% desde 2003. 

Estes dados fazem parte do estudo Conectmedia, desenvolvido pela área de learning & insights, do IBOPE Media.

O levantamento aponta que a internet e as novas plataformas estão contribuindo para o consumo dos demais meios. “Simultaneidade e convergência são palavras-chave no novo contexto midiático, no qual os meios são consumidos nas mais variadas combinações e formas”, explica Juliana Sawaia, gerente da área de learning & insights e responsável pelo estudo.

O conteúdo assumiu o papel de protagonista e os meios são consumidos tanto na forma tradicional quanto na forma digital. Essa composição, intitulada Tradigital, tende a crescer nos próximos anos. 

Neste cenário, o consumo dos meios de comunicação ocorre de três maneiras: exclusivamente tradicional,  apenas digital (online) e tradicional + digital (online).

No Brasil, 55% da população afirma utilizar dois ou mais meios ao mesmo tempo. Entre eles, o que apresenta maior consumo simultâneo é a televisão consumida em conjunto com a internet (30%).

“Tanto a convergência quanto a simultaneidade são impulsionadas pela democratização dos tablets, smartphones e outros dispositivos com acesso à internet”, afirma Juliana Sawaia.

De acordo com o estudo Conectmedia, o principal motivador da conexão é a interação social como pode ser observado ao se analisar as três principais atividades mais citadas para usos de internet:


Atividades na internet
América Latina
Brasil
Colômbia
Equador
Peru
E-mail
87%
87%
94%
86%
88%
Acessou redes sociais
78%
76%
84%
80%
81%
Enviou/recebeu mensagens instantâneas
67%
66%
71%
69%
79%
Visualizou/baixou fotos ou vídeos
59%
63%
66%
60%
52%
Leu notícias
54%
67%
45%
40%
35%

Já o acesso às redes sociais segue a mesma crescente em toda América Latina:

Acessou redes sociais - 30 dias
Argentina
79%
Brasil
76%
Chile
81%
Colômbia
84%
Equador
80%
México
81%
Peru
81%
Venezuela
76%



Nenhum comentário:

Postar um comentário