terça-feira, 30 de julho de 2013

Empresa de embalagens de papelão amplia fábrica

Com mercado aquecido, faturamento da Mazurky subiu 30% até o último mês de maio, e após as mudanças estruturais espera-se um crescimento de 19% até o fim deste ano

No primeiro semestre de 2013, o setor de papelão ondulado registrou um crescimento na demanda de matéria prima maior do que o esperado.
Segundo a Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO), a venda alcançou 291,438 mil toneladas em abril, uma alta de 11,9% ante igual mês de 2012.

Para a Mazurky, uma empresa especializada na fabricação de embalagens e caixas de papelão ondulado, localizada no ABC Paulista, somente no mês de abril, a produção faturada foi 48% maior que no mesmo mês do ano passado.

A fim de se adaptar a nova demanda, que no primeiro quadrimestre de 2013 foi 26% maior que o mesmo período de 2012, a fábrica passou por uma mudança de layout na planta e melhorias na logística.

“Nosso principal desafio era montar um evento na área interna fabril em plena operação e manter o compromisso com nossos clientes”, explica o diretor da empresa, Eduardo Batistella Mazurkyewitz.

Para isso, o primeiro passo adotado foi criar estratégias de mudanças, determinar quando e como realizar, identificar as barreiras e gerenciar os aprimoramentos.

“Fizemos um investimento equivalente a 2% do faturamento anual, com base em um tempo de retorno de 12 meses. Importamos novos equipamentos, mudamos o layout de logística de produção e ganhamos 30% de produtividade e agilidade, com o mesmo número de colaboradores”, completa.

Entre as mudanças estão a alteração do desenho da planta do processo produtivo, a alteração física das máquinas impressoras, a ampliação da quantidade de prateleiras para armazenar produtos prontos, a aquisição de novas máquinas, como a de sucção de aparas, além da renovação do laudo de ruído externo e a vistoria do Corpo de Bombeiros.

O resultado do investimento foi a instantânea elevação do gráfico de produção em 40%, aliado ao facilitador do fluxo de movimentação interna. “Fizemos o planejamento adequado e concluímos as obras com uma taxa de crescimento alta e uma taxa de retorno de produção imediato”, opina Mazurkyewitz.  


“Nosso faturamento subiu em média 30% até o último mês de maio. Com a adequada gestão da obra no processo fabril e uma produção linear, as expectativas são melhores ainda. O setor deve continuar crescendo e esperamos crescer 19% até o final do ano para atender o mercado”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário