terça-feira, 23 de julho de 2013

Manifesto pela sobrevivência

Em um mês marcado por reivindicações de todos os setores da sociedade, a ABIGRAF se fez ouvir por meio do Manifesto da Indústria Gráfica à Nação. 

Subscrito pela ABIGRAF Nacional e por representantes de 20 associações e sindicatos regionais, o documento foi lançado em uma coletiva de imprensa no dia 12 de julho, logo após a Reunião da Diretoria Executiva da ABIGRAF Nacional, que o referendou.

Seu objetivo é alertar para a grave situação atravessada pelo segmento, que viu seu desempenho despencar 7,6% em 2012 e teve recuo de 7,2%  no primeiro trimestre deste ano. 

Segundo o presidente da ABIGRAF Nacional, FAbio Arruda Mortara, as dificuldades são agravadas pela indiferença do Governo Federal frente a problemas como defasagem cambial e concorrência desleal da importação de serviços gráficos, que transfere empregos e receita de impostos para países como a China, onde se imprime grande parte dos livros didáticos brasileiros.

O presidente da ABIGRAF Regional São Paulo, Levi Ceregato, também participou da coletiva e falou aos jornalistas. Ele lembrou que o mercado está diminuindo devido à concorrência de novas mídias, como e-book e tablets, mas que as empresas do setor mantêm o otimismo. Tanto que, apesar de maciçamente composto por microempresas, o parque gráfico do país está atualizado tecnologicamente.

O documento lembra que o setor é formado por cerca de 20 mil empresas e emprega 222 mil trabalhadores. Teve grande repercusão na mídia – tanto especializada quanto de massa – e agora está sendo enviado também para autoridades do governo federal e representantes dos poderes legislativo e judiciário.

Conheça a íntegra do Manifesto:

Somos 50 mil empresários, que representam 20 mil empresas e empregam 222 mil trabalhadores diretos. Vimos manifestar nossa profunda preocupação, como todos os brasileiros, com a solução dos problemas nacionais e a retomada do crescimento econômico.

Estamos trabalhando com imensa dedicação e muito esforço, dando nossa contribuição ao desenvolvimento de nosso país. Por isso, também queremos ser ouvidos, pois há questões graves, que culminam com a perda de competitividade de nossa indústria, ameaçando a sobrevivência de nossas empresas.

Por isso, nos dirigimos ao Governo Federal para reivindicar em uníssono:

Desoneração, já, da folha de pagamentos dos segmentos da indústria gráfica que ainda não foram contemplados com esta medida, em especial o editorial.

Isenção do IPI para os materiais escolares.

Alíquota zero do PIS/Cofins para as gráficas brasileiras que imprimem livros.

Restabelecimento imediato dos níveis anteriores do Imposto de Importação dos seis tipos de papel de imprimir que tiveram suas alíquotas de importação elevadas pela Camex.

Adoção imediata da Margem de Preferência em todas as compras de materiais gráficos pelo setor público, incluindo as obras adquiridas pelo governo no âmbito do Programa nacional do Livro Didático (PNLD).

Criação de mecanismos que proporcionem competitividade às indústrias gráficas de embalagens e livros, as quais vêm sendo atacadas de maneira predatória por concorrentes estrangeiros, especialmente da China.

Fiscalização eficaz do uso indevido do papel imune.

Fim da bitributação do ICMS e ISS.

A indústria gráfica brasileira exige uma resposta do poder público, pois é um setor intensivo em mão de obra e imprime/fabrica itens essenciais para a sociedade, como livros, jornais, revistas, cadernos, embalagens de alimentos e remédios!

O setor, que está há 205 anos no Brasil, não pode resignar-se ao real risco de extinção, que seria uma perda irreparável para o Brasil e para o sustento digno das famílias de 222 mil trabalhadores.

Queremos ser ouvidos em nossas reivindicações, que são antigas e correntes! Esperamos respostas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário