terça-feira, 30 de julho de 2013

Livrarias lideram os canais de vendas do mercado editorial

Na sequência vêm os distribuidores, que apresentaram aumento em sua participação. Os dados são da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro 2012

As Livrarias são o principal canal de comercialização do setor editorial no Brasil. Em 2012, a sua participação no número de exemplares vendidos foi de 47,42%. 

Em 2011 foi de 44,90%. Embora tenha aumentado sua participação como canal de vendas, em 2012 as livrarias comercializaram número pouco menor de exemplares: 127,35 milhões, ante 127,50 milhões de exemplares no ao anterior. 

O faturamento cresceu de R$ 2,06 bilhões, em 2011, para R$ 2,25 bilhões, em 2012.

As informações constam da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (FIPE/USP), sob encomenda da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato dos Editores de Livros (SNEL). 

A pesquisa, que foi divulgada nesta terça-feira (30/07), na sede do SNEL, no Rio de Janeiro, apura dados nos segmentos básicos do setor do livro: o mercado (livrarias e outros pontos de venda) e o governo (que compra das editoras por meio de programas como Plano Nacional do Livro Didático - PNLD).

O segundo maior canal de vendas de livros são os distribuidores, ocupando 26,25%, com 70,49 milhões de exemplares. 

O setor também apresentou elevação em sua participação, uma vez que em 2011 esse número era de 23,50% e 66,75 milhões de exemplares vendidos.

Embora ocupando a terceira posição do canal de vendas, o setor porta-a-porta e catálogo apresentou queda em sua participação. 

Em 2011, tinha 9,10% e 25,75 milhões de exemplares vendidos. Em 2012, a participação caiu para 8,03%, com 21,55 milhões de exemplares.

Na sequência, vem o segmento Igrejas e templos, que também diminuiu sua participação como canal de vendas. 

Em 2011, era responsável por 4%, com 11,44 milhões de exemplares vendidos. No ano passado, esses números caíram para 3,07% e 8,25 milhões, respectivamente. Esse panorama reflete a queda do número de exemplares (19,18%) registrado no subsetor de livros religiosos.

Os supermercados apresentaram pequena elevação, de 2,40% em 2011, para 2,80% em 2012. 

As bancas de jornal apresentaram queda em sua participação como canal de venda: em 2011, era de 2,20%, ante 2,13%, em 2012. 

Abaixo desses canais estão escolas e colégios, que também apresentaram uma leve queda em sua participação, que em 2011 era de 1,30%, passando para 1,25% em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário