sexta-feira, 26 de julho de 2013

Livro reúne clichês tipográficos e é lançado em edição limitada

Utilizando-se apenas de imagens de um catálogo brasileiro de clichês tipográficos do início do século XX (Catálogo de clichés D. Salles Monteiro, publicado em edição fac-similar pela Ateliê Editorial, em 2003), Gustavo Piqueira compõe uma inusitada narrativa visual contemporânea no livro Clichês brasileiros.
Os clichês tipográficos eram matrizes, gravadas em madeira ou metal, utilizadas como complemento figurativo ao conteúdo textual no processo tipográfico de impressão, método dominante na produção de impressos durante quase cinco séculos.
Mas o título do livro não se deve exclusivamente às matrizes usadas para a confecção das ilustrações. A cada virada de página, topamos com outro tipo de clichês brasileiros: dos históricos, como a chegada dos portugueses, a catequização dos índios, a escravidão ou os ciclos do café e do ouro, até clichês do Brasil de hoje, cheio de engarrafamentos, dívidas, condomínios fechados e alienação. Todos retratados com sutil irreverência e grande riqueza gráfica.
O livro possui capa em lâmina de madeira impressa em serigrafia, fixada com fita adesiva, e tem tiragem única de mil exemplares numerados.
Sobre o autor
À frente da Casa Rex, casa de design com sedes em São Paulo e Londres, Gustavo Piqueira é um dos mais premiados designers gráficos do Brasil, com mais de duzentos prêmios internacionais.
Também ilustrou livros infantis e desenhou alfabetos. Como autor, publicou doze livros de ficção. Seus mais recentes projetos são a concepção e organização da coleção de filosofia clássica Ideias Vivas (WMF Martins Fontes, 2011), a tradução de A história verdadeira (Ateliê Editorial, 2012), escrito no século II por Luciano de Samósata, e o misto de imagens reais e ensaios fictícios Iconografia paulistana (WMF Martins Fontes, 2012).
Mais informações: www.atelie.com.br/livro/cliches-brasileiros
Clichês brasileiros
Gustavo Piqueira
Ateliê Editorial, 2013
ISBN: 978-85-7480-643-3
Valor: R$ 49,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário