quarta-feira, 31 de julho de 2013

Congresso de celulose e papel da ABTCP em consonância com a retomada do crescimento

Conjuntura deverá influenciar o ABTCP 2013 que neste ano traz novidades no formato e uma programação com foco em inovação e novas tecnologias

No momento em que o mercado brasileiro de celulose e papel recupera o fôlego, em função do crescimento da capacidade produtiva brasileira, da alta do dólar, do aumento das exportações e da redução dos estoques internacionais de celulose, a Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) inicia os preparativos para o ABTCP 2013 - 46º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, principal evento do setor na América Latina, e que acontece entre 8 e 10 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

O evento, que será um termômetro para se medir o desempenho do setor e suas perspectivas futuras no Brasil e no mundo, este ano será realizado em parceria com a PI – Paper Engineers’ Association, da Finlândia, e trará uma série de novidades, como a mudança do espaço dedicado à realização do congresso técnico, que agora ficará integrado à área de exposição, no piso térreo.

Além disso, o evento também traz como novidade uma sessão técnica florestal que será realizada em parceria com o IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, e uma programação de congresso que considera um equilíbrio entre trabalhos acadêmicos e práticos.

De acordo com Darcio Berni, diretor executivo da ABTCP, esta edição contará com a presença de grandes fabricantes de celulose e papel como expositores e todas as atividades previstas para os três dias do evento estarão concentradas na área de exposição, estimulando o relacionamento entre toda a cadeia produtiva do setor.

“Para que as empresas possam atuar de forma competitiva e rentável no mercado globalizado, é fundamental que mantenham eficiência nas operações e custos competitivos, investindo continuamente em pesquisa e desenvolvimento, capacitação técnica e novas tecnologias”, enfatiza Berni, que complementa ao destacar que esses fundamentos são os pilares do evento.

Nos últimos anos, os eventos da ABTCP tiveram foco na melhoria da qualidade, difusão de conhecimentos, inovação industrial, novas tecnologias, sustentabilidade e competitividade dos negócios.

Cenário de crescimento

Entre os fatores positivos deste setor, que irão compor o pano de fundo do evento, destacam-se a entrada de novos players no mercado de celulose, o aumento das exportações, a alta do dólar, a redução dos estoques internacionais, e o aumento da capacidade produtiva brasileira prevista para os próximos anos.

Vale destacar ainda o crescimento mundial da demanda por produtos de base florestal, como fonte de energia renovável e na geração dos seus mais variados subprodutos.
Mesmo sem perspectiva de recuperação do mercado europeu, um dos principais destinos dos nossos produtos, as exportações de celulose se elevaram graças à demanda da China, que se mantém firme, apesar da desaceleração econômica do gigante asiático, e ao crescimento da produção nacional – cuja previsão é duplicar até 2020.

Entre os grandes projetos brasileiros, que já estão em andamento ou podem ter início até 2017, incluem-se Eldorado Brasil, Suzano Papel e Celulose, CMPC Riograndense, Lwarcel, Fibria e Klabin. Vale citar o projeto de Montes Del Plata, no Uruguai, que também deve incrementar a produção latina.

O cenário também é favorável no mercado de papel. Além do crescimento consistente dos mercados de embalagens e tissue, os papéis de imprimir e escrever passarão a ter um controle mais rigoroso da imunidade tributária, com o anúncio pelo governo de que o Recopi Nacional (Sistema de Registro e Controle das Operações com o Papel Imune) irá entrar em vigor em meados de setembro. 

O programa, que combate o desvio de papel isento de impostos com abrangência nacional, foi implementado por meio de um novo convênio de ICMS e valerá para nove Estados brasileiros (GO, BA, MG, PA, PR, RJ, RS, SC e DF). Em São Paulo, onde o sistema vigora há cerca de três anos, já foram aplicadas multas no valor total de mais de R$ 300 milhões, decorrentes de autuações em operações irregulares.

ABTCP 2013

46º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel
Onde: Transamerica Expo Center
Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 (Próximo à Ponte Transamérica)
Quando: 8 a 10 de outubro/2013 (terça a quinta-feira)
Horários de funcionamento:
Congresso – 9h00 – 17h00
Exposição – 12h às 20h
Mais informações no site: http://abtcp2013.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário