segunda-feira, 22 de julho de 2013

Pesquisa diz que leitores chineses não querem pagar por e-books*

Uma pesquisa sobre hábito de leitura dos chineses descobriu que eles ainda preferem não pagar por e-books.

Desde o início do ano, a Beijing Openbook Co. Ldta., uma companhia de serviço de informação para indústria varejista de livros, pesquisou o hábito de leitura de 8.048 indivíduos na era multimídia.

Foi a 10ª pesquisa da companhia, cujos resultados foram apresentados à Xinhua na quarta-feira.

Entre todos os participantes, 3.561 foram entrevistados nas livrarias e 4.487 participaram de pesquisa online.

A pesquisa realizada pela companhia em 2010 descobriu que, para cada pessoa que pagou por um e-book, havia outras três que não tinham pago. A proporção continua sem mudanças.

Além disso, entre os 3.561 participantes entrevistados nas livrarias neste ano, o número de pessoas que nunca pagou por um e-book foi sete vezes maior do que os que pagaram, uma proporção ainda mais alta do que o número registrado em 2010.

Entretanto, livrarias online tornaram-se mais atrativas, pois 21,2% dos 3.561 participantes nas livrarias tradicionais descreveram que as lojas online foram sua fonte principal de compras de livros neste ano, enquanto o número era de apenas 10% em 2010.

Nos últimos anos, a concorrência entre livrarias tradicionais e online tornou-se cada vez mais feroz, e as primeiras foram empurradas à margem do mercado.

Desde 2010, grandes varejistas online, como Jingdong e Suning, associaram-se à Dangdang e Amazon na venda de livros online.

Segundo pesquisa deste ano, o telefone celular ultrapassou o computador pessoal como o principal aparelho na leitura de e-books, seguidos pelos PCs, tablets e leitores portáteis.


*Fonte: China Rádio Internacional - 17/07/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário