terça-feira, 30 de julho de 2013

Lojas online disputam com franqueadas*

Com a tendência acelerada de crescimento do comércio eletrônico, as marcas brasileiras de bens de consumo estão aderindo ao canal como mais um ponto de atendimento ao cliente, apostando numa estratégia integrada que inclui as redes de franquias e até mesmo as multimarcas. 

medida nem sempre agrada aos franqueados, que vêem as vendas online como um concorrente. 

Algumas marcas preferem adotar estratégias de conciliação para não afetar a relação como os franqueados.

Foi o que aconteceu com a Livraria Nobel, que iniciou, há sete anos, uma experiência de comércio eletrônico de forma integrada com as franquias, dividindo a margem da venda do site com a loja da região do CEP. Em troca, eles tinham uma cota para cadastrar clientes nas lojas. Mesmo assim, não deu certo. O franqueado encarou a venda online como um concorrente e não como um canal complementar. 

"Fizemos o melhor modelo possível, mas a rede não gostou e decidimos descontinuar a venda online," diz Sérgio Milano Benclowicz, diretor da rede.


*Fonte: Valor Econômico - 25/07/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário