Estudo
analisa a influência da internet no Brasil e nos países da América Latina; no
Brasil, internet atinge 56% da população.
A
penetração da internet já chega a 64% na Colômbia, 52% no Peru e 50% no
Equador. No Brasil, o meio atinge 56% da população, o que representa um
crescimento de 115% desde 2003.
Estes dados fazem parte do estudo Conectmedia,
desenvolvido pela área de learning & insights, do IBOPE Media.
O
levantamento aponta que a internet e as novas plataformas estão contribuindo para
o consumo dos demais meios. “Simultaneidade e convergência são palavras-chave
no novo contexto midiático, no qual os meios são consumidos nas mais variadas
combinações e formas”, explica Juliana Sawaia, gerente da área de learning
& insights e responsável pelo estudo.
O
conteúdo assumiu o papel de protagonista e os meios são consumidos tanto na
forma tradicional quanto na forma digital. Essa composição, intitulada
Tradigital, tende a crescer nos próximos anos.
Neste cenário, o consumo dos
meios de comunicação ocorre de três maneiras: exclusivamente tradicional, apenas digital (online) e tradicional +
digital (online).
No
Brasil, 55% da população afirma utilizar dois ou mais meios ao mesmo tempo.
Entre eles, o que apresenta maior consumo simultâneo é a televisão consumida em
conjunto com a internet (30%).
“Tanto
a convergência quanto a simultaneidade são impulsionadas pela democratização
dos tablets, smartphones e outros dispositivos com acesso à internet”, afirma
Juliana Sawaia.
De
acordo com o estudo Conectmedia, o principal motivador da conexão é a interação
social como pode ser observado ao se analisar as três principais atividades
mais citadas para usos de internet:
Atividades na internet
|
América Latina
|
Brasil
|
Colômbia
|
Equador
|
Peru
|
E-mail
|
87%
|
87%
|
94%
|
86%
|
88%
|
Acessou redes sociais
|
78%
|
76%
|
84%
|
80%
|
81%
|
Enviou/recebeu
mensagens instantâneas
|
67%
|
66%
|
71%
|
69%
|
79%
|
Visualizou/baixou
fotos ou vídeos
|
59%
|
63%
|
66%
|
60%
|
52%
|
Leu notícias
|
54%
|
67%
|
45%
|
40%
|
35%
|
Já o acesso às redes
sociais segue a mesma crescente em toda América Latina:
Acessou redes sociais
- 30 dias
|
|
Argentina
|
79%
|
Brasil
|
76%
|
Chile
|
81%
|
Colômbia
|
84%
|
Equador
|
80%
|
México
|
81%
|
Peru
|
81%
|
Venezuela
|
76%
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário