Em
contrapartida, o subsetor de livros Religiosos registra o maior declínio
de
exemplares vendidos, segundo a pesquisa Produção e Vendas do
Setor
Editorial Brasileiro 2012
Os
resultados da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro,
realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de
São Paulo (FIPE/USP), sob encomenda da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do
Sindicato dos Editores de Livros (SNEL), foram apresentados nesta terça-feira
(30/07), na sede do SNEL, no Rio de Janeiro.
Um
dos itens da pesquisa demonstra que o subsetor de livros Científicos, Técnicos
e Profissionais (CTP) obteve resultado positivo no número de exemplares
vendidos ao mercado (instituições privadas e público em geral), com crescimento
de 1,16%.
Foram vendidos 34,77 milhões em 2012 e 34,37 milhões no ano anterior.
Quanto ao faturamento, o CTP também demonstrou que o subsetor tem apresentado
crescimento contínuo, com crescimento de 6,66%, passando de R$ 891,77 milhões,
em 2011, para R$ 951,18 milhões, em 2012.
Cai
o volume de vendas ao mercado
O
número total de exemplares vendidos ao mercado, considerando o conjunto de
todos os subsetores, caiu 5,43%, sendo que o maior declínio foi registrado nos
livros Religiosos, com 19,18% a menos do que em 2011, seguido dos Didáticos,
que recuaram 11,09%. Em contrapartida, o subsetor Obras Gerais teve aumento de
exemplares vendidos em 7,65%.
Além
de revelar a queda no número de exemplares vendidos (5,43%), com um total de
283,98 milhões de exemplares em 2011, para 268,56 milhões, em 2012, o
levantamento aponta que o faturamento das editoras teve um aumento de 6,36%,
passando de R$ 3,44 bilhões, em 2011, para R$ 3,66 bilhões em 2012, o que
significa crescimento real de 0,49%, considerada a inflação do período.
Este
foi o primeiro crescimento real de vendas ao mercado desde 2008.
Levando
em consideração as vendas ao mercado, o preço médio do livro aumentou 12,46% em
2012, passando de R$ 12,15 em 2011, para R$ 13,66.
Entretanto, se for levado em
consideração o acumulado desde 2004, ainda há uma queda real do preço médio de
41%.
O
mercado de e-books
A
comercialização de e-books aumentou 3,5 vezes de 2011 para 2012, mas o valor
total das vendas ainda é insignificante (menos de 0,01% do faturamento do
setor).
No ano passado, foram vendidos 227,29 mil e-books e 8,02 mil
aplicativos.
A
presidente da CBL, Karine Pansa, e a presidente do SNEL, Sônia Jardim, estão à
disposição da imprensa para responder a todas as questões relativas à pesquisa.
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