terça-feira, 23 de julho de 2013

Curso ensina a produzir livros diferenciados

A tendência à sofisticação do produto livro começou a se acentuar no Brasil a partir dos anos 1980, quando as edições de apresentação gráfica despojada, resultado da influência francesa predominante até então, passaram a se transformar em verdadeiras obras de arte.

Como, atualmente, são produzidos os livros? Que etapas, materiais e tecnologias integram esse fascinante universo? Como o processo de produção determina o produto? Por que conhecer esse processo ajuda a enriquecer e diferenciar o livro?

Sob o comando de Marcia Signorini, o curso “A confecção do livro: produção gráfica editorial”, da Universidade do Livro (Unil), esmiúça as várias e complexas fases desse processo, enfocando o livro como um produto que, como qualquer outro, tem na apresentação um poderoso apelo de vendas.

Além do conhecimento técnico sobre todas as etapas da produção gráfica – entre as quais as várias alternativas de capas, como as laminadas, envernizadas e com relevo –, o curso retoma a história do livro desde Gutenberg, identificando os resquícios daqueles tempos remotos no moderno processo de pré-impressão.

As aulas dissecam a anatomia do livro. Entre outros assuntos, abordam as várias possibilidades de encapamento e sistemas de acabamento do caderno, explicam como selecionar o tipo gráfico adequado a cada projeto, examinam a impressão convencional e digital, analisam as características do papel para impressão, enfatizam o gerenciamento do fluxo de produção e mostram como escolher fornecedores de serviços e materiais.

Sobre Márcia Signorini

Arquiteta, mestre e doutora pela FAU-USP, é especializada em tecnologia gráfica e controle de qualidade e diretora da Signorini Produção Gráfica.

Produção Gráfica Editorial – Formação a distância

Voltado para produtores gráficos, designers de mídia impressa, estudantes da área e interessados em geral, este curso online tem como objetivo apresentar todo o processo de produção do livro pelo viés gráfico. Desde a pré-impressão, escolha de fornecedores de material e serviços gráficos, textos e tratamento de imagens, até o acabamento final e os critérios para avaliação da qualidade do produto.

Carga horária: 39 horas
Data: 11 de setembro a 4 de dezembro de 2013
Horário: Requer uma dedicação de, pelo menos, 3 horas semanais. 
Para saber mais sobre o curso, acesse:
http://www.editoraunesp.com.br/unil-programacao detalhe.asp?ctu_id=3&cun_id=86


Nenhum comentário:

Postar um comentário