quinta-feira, 18 de julho de 2013

Klabin recebe a certificação FSSC 22000, norma que assegura a procedência do papel para alimentos

A Klabin informa ser a primeira empresa do setor de celulose e papel do Brasil a receber a certificação FSSC 22000 (Food Safety System Certification 22000), uma das mais avançadas normas utilizadas para assegurar a procedência do papel para embalagem de alimentos.

“A certificação deve beneficiar a Klabin em outros setores igualmente exigentes. Quem garante segurança às embalagens utilizadas nos produtos que vão à mesa do consumidor pode também oferecer um alto grau de qualidade a outros fabricantes de itens sensíveis”, Flávio Deganutti, gerente de qualidade da Unidade Monte Alegre. 

A Klabin possui, desde 2007, a NBR ISO 22000 (Sistema de Gestão de Segurança do Alimento), certificação que estabelece requisitos para identificar e eliminar qualquer perigo físico, químico ou biológico capaz de comprometer a segurança dos alimentos embalados a partir de papéis fabricados pela empresa. A FSSC 22000 foi criada tendo como base a ISO 22000, complementando-a ao especificar claramente os pré-requisitos necessários para a produção de embalagens que garantam segurança à saúde do consumidor final.              

A nova certificação assegura como pré-requisitos a garantia da limpeza e organização da área produtiva; o controle da qualidade da água e do ar que entram em contato com produto; o controle de pragas e vetores no ambiente de produção; e o controle de acesso às plantas. Paralelamente, ao aderir ao FSSC 22000, a empresa fortalece a necessidade de que seus fornecedores atendam aos mesmos pré-requisitos.

De acordo com Deganutti, a unidade agiu rapidamente para atender às exigências da certificação e dará seguimento às melhorias necessárias para garantir a segurança das embalagens produzidas. Ele explica que, por cerca de seis meses, a empresa preparou seus colaboradores e instalações para a conquista, feita pelo Bureau Veritas.

A rápida adaptação reflete o investimento contínuo da Klabin em boas práticas para a padronização de seus processos industriais.

Um comentário:

  1. Good day. I was impressed with your article. Keep it up . You can also visit my site if you have time. Thank you and Bless you always.

    Certificacao ISO 22000

    ResponderExcluir