Na
sequência vêm os distribuidores, que apresentaram aumento em sua participação.
Os dados são da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro 2012
As
Livrarias são o principal canal de comercialização do setor editorial no
Brasil. Em 2012, a sua participação no número de exemplares vendidos foi de
47,42%.
Em 2011 foi de 44,90%. Embora tenha aumentado sua participação como
canal de vendas, em 2012 as livrarias comercializaram número pouco menor de
exemplares: 127,35 milhões, ante 127,50 milhões de exemplares no ao anterior.
O
faturamento cresceu de R$ 2,06 bilhões, em 2011, para R$ 2,25 bilhões, em 2012.
As
informações constam da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial
Brasileiro, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da
Universidade de São Paulo (FIPE/USP), sob encomenda da Câmara Brasileira do
Livro (CBL) e do Sindicato dos Editores de Livros (SNEL).
A pesquisa, que foi
divulgada nesta terça-feira (30/07), na sede do SNEL, no Rio de Janeiro, apura
dados nos segmentos básicos do setor do livro: o mercado (livrarias e outros
pontos de venda) e o governo (que compra das editoras por meio de programas
como Plano Nacional do Livro Didático - PNLD).
O
segundo maior canal de vendas de livros são os distribuidores, ocupando 26,25%,
com 70,49 milhões de exemplares.
O setor também apresentou elevação em sua
participação, uma vez que em 2011 esse número era de 23,50% e 66,75 milhões de exemplares
vendidos.
Embora
ocupando a terceira posição do canal de vendas, o setor porta-a-porta e
catálogo apresentou queda em sua participação.
Em 2011, tinha 9,10% e 25,75
milhões de exemplares vendidos. Em 2012, a participação caiu para 8,03%, com 21,55
milhões de exemplares.
Na
sequência, vem o segmento Igrejas e templos, que também diminuiu sua
participação como canal de vendas.
Em 2011, era responsável por 4%, com 11,44
milhões de exemplares vendidos. No ano passado, esses números caíram para 3,07%
e 8,25 milhões, respectivamente. Esse panorama reflete a queda do número de
exemplares (19,18%) registrado no subsetor de livros religiosos.
Os
supermercados apresentaram pequena elevação, de 2,40% em 2011, para 2,80% em
2012.
As bancas de jornal apresentaram queda em sua participação como canal de
venda: em 2011, era de 2,20%, ante 2,13%, em 2012.
Abaixo desses canais estão
escolas e colégios, que também apresentaram uma leve queda em sua participação,
que em 2011 era de 1,30%, passando para 1,25% em 2012.
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