Com
a tendência acelerada de crescimento do comércio eletrônico, as marcas
brasileiras de bens de consumo estão aderindo ao canal como mais um ponto de
atendimento ao cliente, apostando numa estratégia integrada que inclui as redes
de franquias e até mesmo as multimarcas.
A medida nem sempre agrada aos
franqueados, que vêem as vendas online como um concorrente.
Algumas marcas
preferem adotar estratégias de conciliação para não afetar a relação como os
franqueados.
Foi
o que aconteceu com a Livraria Nobel, que iniciou, há sete anos, uma
experiência de comércio eletrônico de forma integrada com as franquias,
dividindo a margem da venda do site com a loja da região do CEP. Em troca, eles
tinham uma cota para cadastrar clientes nas lojas. Mesmo assim, não deu certo.
O franqueado encarou a venda online como um concorrente e não como um canal
complementar.
"Fizemos o melhor modelo possível, mas a rede não gostou e
decidimos descontinuar a venda online," diz Sérgio Milano Benclowicz,
diretor da rede.
*Fonte: Valor Econômico - 25/07/13
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