Especialistas discutirão com empresários a regulamentação do setor de comércio eletrônico e vão identificar oportunidades de melhorias para os pequenos negócios
No dia 23 de julho (terça-feira) acontece o Encontro de Legislação e Tributação em E-commerce, no auditório da sede do Sebrae-SP, na zona central da cidade.
O evento é organizado pelo Sebrae com o apoio da Ecommerce Brasil, Abcomm e Camara-e.net. As vagas são limitadas e as inscrições são feitas por meio do 0800570800.
Essa é a segunda conferência promovida pela instituição. A primeira foi no Rio de Janeiro (02/07) e as próximas serão em Minas Gerais (30/07) Ceará (10/09) e Brasília (24/09).
“O objetivo é informar e debater a regulamentação, leis e tributos do comércio eletrônico com empreendedores e entidades do setor e também tratar de assuntos como o Decreto 7.962 e a Proposta de Emenda à Constituição ( PEC) do Comércio Eletrônico que regularizam à venda pela internet", explica Bruno Caetano, diretor superintendente do Sebrae-SP.
O encontro será ministrado por especialistas do Sebrae-SP, das entidades parceiras e advogados com grande conhecimento na área digital e tributária.
Após os cinco eventos, os advogados entregarão um documento (compilado de tudo que foi dito) para a instituição com orientações e pareceres sobre o tema para contribuir e auxiliar futuras ações do Sebrae relacionadas ao universo virtual.
Grandes varejistas, como Isabella Castro, da Buscapé Company, Flávio Franco, da Netshoes e Leandro Alves da e-fácil (Grupo Martins) participarão do talk show ao lado de empresas de menor porte, como a Vestidoteca, que também contarão suas experiências no varejo virtual e também vão expor o ponto de vista dos pequenos negócios diante das novas normas.
“Procedimentos que estão descritos nas novas regras de e-commerce, como a exigência de fornecer informações mais claras sobre o que está sendo vendido e disponibilizar um canal direto de atendimento ao consumidor, já faziam parte das orientações do Sebrae-SP, esclarece Bruno Caetano. “Antes de investir no meio digital, o empreendedor deve se questionar se conseguirá atender o cliente da mesma forma realizada na loja física. É necessário manter o mesmo nível de atendimento, caso contrário o consumidor muda de site rapidamente, enfatiza”.
Para auxiliar as micro e pequenas empresas o Sebrae-SP oferece consultorias e palestras gratuitas e também o Guia E-commerce, em parceria com a Associação Paulista das Agências Digitais (APADI).
O Guia é um passo a passo de como montar o negócio, por onde começar e quais as etapas do projeto: planejamento, plataforma e tecnologia, integrações, comunicação visual, gestão de conteúdo, operações e logística, serviços financeiros e marketing digital.
A publicação é gratuita e está disponível no site www.apadi.com.br.
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