quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

ABDI disponibiliza acesso gratuito a normas técnicas de diferentes setores produtivos

O acervo conta inicialmente com 48 NT de diferentes setores produtivos, como da construção civil, eletroeletrônicos e bens de capital

Já está disponível no site da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) o acesso gratuito a 48 Normas Técnicas (NT) de diferentes setores produtivos, como da construção civil, eletroeletrônicos e bens de capital (máquinas e equipamentos). O endereço web que disponibiliza as Normas é fruto de um contrato da ABDI junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que tem duração inicial de um ano e envolveu um investimento de R$ 360 mil. O conteúdo pode ser acessado por qualquer pessoa, física ou jurídica, com direito a até duas impressões. Para ter acesso ao conteúdo basta entrar no endereço http://www.abntcatalogo.com.br/abdi/ e fazer um cadastro.

Dentre os principais benefícios decorrentes das Normas Técnicas pode-se destacar a possibilidade de comparação entre produtos, processos ou serviços; melhorias em qualidade, segurança, quantidade e regularidade de produção; redução de desperdícios; aumento da produtividade e a construção de bases claras para a concorrência.

O acervo disponibilizado no Portal inclui diversas NT que vão desde processos e produtos tradicionais, como segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares; módulos de LED para iluminação em geral (especificações de segurança); ambiente de trabalho; cabos ópticos (resistência à ação de roedores); resíduos de equipamentos eletroeletrônicos; acessórios elétricos (extensões enroláveis sobre carretel para uso doméstico); termos e definições para LEDs e os módulos de LED de iluminação geral; edificações habitacionais; plugues e tomadas para uso doméstico (padronização); manutenção de edificações (requisitos para o sistema de gestão de manutenção); alvenaria estrutural (blocos cerâmicos); instalação predial de água fria; sistemas de iluminação de túneis (requisitos), às recentes normas que tratam de processo e produtos inovadores como coordenação modular para edificações, sistema de classificação da informação da construção (BIM) e as normas de desempenho, dentre outras.

A expectativa da ABDI é de que, ao longo de 2014, ocorra um forte crescimento na demanda de acesso ao sistema, o que vai requerer a ampliação futura do volume de normas (acervo) disponíveis para acesso. “A normalização está diretamente ligada à competitividade das empresas e dos países. A consistência, coerência e alinhamento internacional nos processos normativos são decisivos para a competitividade e, consequentemente, para uma melhor qualidade de vida para a sociedade”, declara a diretora da ABDI, Maria Luisa Campos Machado Leal.
Para o presidente do Conselho Deliberativo da ABNT, Pedro Buzatto Costa, a parceria com a ABDI é de grande importância para a Associação. “Ao disponibilizarmos essas normas técnicas para a sociedade, mostramos os benefícios de sua utilização e ajudamos a promover a atualização tecnológica, aumentando a competitividade e o desenvolvimento da indústria brasileira”, avalia.

Outras ações

Tendo como umas de suas funções estratégicas o apoio à Normalização Técnica, a ABDI busca continuamente alavancar as atividades de normalização como um dos eixos principais da infraestrutura tecnológica necessária para o desenvolvimento do Brasil. Alcançar um melhor patamar de participação ativa nos fóruns internacionais, bem como consolidar e difundir uma cultura de normalização no país, tem sido desafios constantes para os quais a ABDI envida esforços na construção de parcerias e na realização de ações que tragam efetivos resultados.

A Agência apoia diversas entidades representativas do setor produtivo, como a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee/IPDElétron), o Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações (Cobei), a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq/IPDmaq) e outras, além da própria ABNT em ações para promoção da normalização, que vão desde a participação de especialistas em fóruns internacionais e a elaboração de textos bases para normas, guias e manuais até o apoio de eventos para difusão das normas técnicas, como o Exponormas.


“Há uma clara percepção da ABDI de que um novo desafio precisava ser superado, o de acesso das empresas e/ou dos profissionais setoriais às normas técnicas, especialmente aquelas que tratam de temas inovadores, como a Coordenação Modular Decimal, o BIM e as recentes Normas de Desempenho do Setor da Construção Civil, além de outros setores estratégicos como o eletroeletrônico, o de tecnologias da informações e comunicação e o de bens de capital”, afirma o especialista da ABDI Claudionel Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário