Por Fábio Sabbag
Como
todos já sabem a importância das provas no ambiente gráfico, pulemos então
alguns quesitos para ir ao encontro das reais necessidades. Oliver Povareskim,
diretor da Povareskim, avisa que a utilização de prova é primordial para uma
boa impressão. E alerta que o empresário gráfico, em alguns casos, está abrindo
mão dessa ferramenta tão importante. “Isso acaba gerando um custo de até 35% a
mais de gasto de material. Provas virtuais não são comparáveis, pois o
resultado é muito relativo, sujeito a inúmeras variáveis que, às vezes, não é
de conhecimento ou domínio do gráfico ou operador. Por isso, as provas físicas
ainda são importantes”, avalia.
Para
Kesler Santos, responsável pela linha de produtos Prinect, o setor de provas
precisas de soluções e recursos para interagir com as diferentes necessidades
de cada trabalho. “Alguns clientes aceitam softproof, outros exigem uma prova
contratual, alguns exigem uma prova de layout ou uma prova feita em impressora
digital no mesmo papel utilizado na produção. Tudo isso é possível com a
solução Prinect Color Proof Pro. A evolução dos programas, da matéria-prima e dos
equipamentos transformou o gerenciamento de cores em uma realidade. Grandes
projetos exigem sistemas de provas eficientes”, alerta.
Norbert
Henry Carvalho Otten, gerente de produtos de impressoras de grande formato da
HP, diz que a necessidades do setor de impressão de provas atualmente é alta
produção sem perder a qualidade e a confiabilidade na prova impressa.
Evelin
Wanke, especialista de produtos Epson na linha de grandes formatos, explica que
é preciso ter uma impressora de qualidade e um software eficiente, combinado ao
serviço de gerenciamento de cores que proporciona inúmeras vantagens às
empresas do ramo gráfico. “Vale a pena realizar uma pesquisa e coletar
referências sobre soluções e profissionais que prestam serviços de
gerenciamento de cores para que o melhor resultado seja obtido”, completa.
Vlamir
Marafiotti, gerente de produto Prepress - hardware e software, e Claudio Gaeta,
gerente de produto, ambos executivos da Agfa, acreditam que as gráficas, de um
modo geral, estão em busca de algo que dê um diferencial para seus clientes.
“Esse diferencial está na garantia e na necessidade de entregar um produto que
esteja de acordo com a qualidade, prazo e credibilidade de automação que um
sistema de provas e qualidade em cores pode oferecer. Assim, há a garantia da
tranquilidade do empresário gráfico e, consequentemente, clientes satisfeitos”,
dizem.
Marafiotti
e Gaeta, falam que a Agfa oferece um plano de consultoria de cores voltado para
a aplicação de padrões e certificações baseados na norma ISO 12647, onde todo o
processo gráfico é analisado por profissionais altamente especializados e
capacitados e que implementam toda a parte de qualidade de impressão
convencional ou digital, provas impressas contratuais e sistema softproof por
monitores calibrados, “atendendo as necessidades da gráfica e capacitando os
profissionais que darão a continuidade da manutenção do sistema de
gerenciamento de cores. Isso só é possível por meio de recursos de
gerenciamento de qualidade que mantêm e certificam as provas e, se necessário,
a impressão, garantindo a qualidade do processo. No final, a gráfica recebe um
relatório com todos os valores de todos os processos com a certificação Agfa
ISO 12647”, detalham.
Cristiano
Santos, gerente de marketing da Xerox, diz que a busca é basicamente por
redução dos custos e uma solução que reflita com maior precisão o resultado da
produção final.
Sistemas
A
Agfa tem como equipamentos para provas contratuais as impressoras da linha
Epson Stylus Pro X900 em uma parceria mundial com a empresa Epson.
Povareskim
diz que a Povareskim comercializa a linha Epson de grandes formatos para provas
de cor e layout, juntamente com soluções adicionais para gerenciamento e ajuste
de cor e retícula e tudo o que pode influenciar na qualidade final da
impressão.
A
Heidelberg comercializa a linha de impressoras Epson e o software Prinect Color
Proof Pro. “Esse software pode ser utilizado individualmente (stand alone) ou
integrado ao fluxo de trabalho Prinect. O Prinect Color Proof Pro também pode
controlar impressoras de prova HP e Canon”, explica Santos.
Para
essa demanda, a HP indica toda a linha de grande formato HP Designjet Z,
especialmente os modelos HP Designjet Z3200 quando há necessidade de um maior
gamut (esta impressora consegue cobrir até 93% da escala Pantone) e precisão em
função do espectrofotômetro integrado e a HP Designjet Z5400 para um maior
thruput (saída) de provas de impressão. “As impressoras HP Designjet Z2100,
Z5200 e Z6200 também são altamente indicadas devido à fidelidade de cores (8
cores) e pelo fato de possuírem espectrofotômetro embutido. Este componente
possibilita, inclusive, a análise da impressão e a confecção de seu mapa de
cores”, fala Otten.
Evelin
cita os equipamentos da Epson: “Temos as impressoras para provas de cor de
impressoras offset: Linha 880 / 890: Os modelos são: SP3880 - impressora de 17”
com a capacidade de impressão de folhas; SP7890 - impressora de 24” com a
capacidade de impressão de folhas e rolos; SP9890 - impressora de 44” com a
capacidade de impressão de folhas e rolos; SP11880 - impressora de 64” com a
capacidade de impressão de folhas e rolos. Esta linha possui impressora de 8
cores (cyan,vivid magenta,yellow, black, light cyan, light vivid magenta, light
black, light light black), com tintas Epson UltraChrome K3. K3 são três níveis
de preto (black, light black e light light black) que proporcionam uma maior
gradação de tons de cinza e sombras. As tintas magentas são especiais.
Denominadas de VM (vivid magenta), elas possuem tons mais fortes do que as
tintas magentas encontradas no mercado, o que proporciona a reprodução de Pantones
especiais, como violetas e azuis. Essas impressoras possuem cabeças de
impressão micro piezo, com cristais piezo elétrico. Já na linha 900 os modelos
são: SP4900 - impressora de 17” com a capacidade de impressão de folhas e
rolos; SP7900 - impressora de 24” com a capacidade de impressão de folhas e
rolos; SP9900 - impressora de 44” com a capacidade de impressão de folhas e
rolos. Todos os requisitos encontrados na linha 880 são também encontrados na
linha 900. O que muda são o número de cores da linha 900: 10 cores (cyan,vivid
magenta,yellow, black, light cyan, light vivid magenta, light black, light
light black, orange, green), com tintas Epson UltraChrome HDR K3. É possível
imprimir uma maior gama de cores nessas impressoras, principalmente tons de
vermelho, laranja e verde”, detalha.
GRAPHPRINT: Há lançamento voltado para a
impressão digital?
Agfa
“O
sistema Apogee Color está preparado para controlar e dar saída nos mais
diversos tipos de digitais do mercado. Para o sistema de impressão digital da
Agfa Jeti e Anapurna, que possibilitam a impressão diretamente nos diferentes
substratos usados pelo cliente, temos o sistema Assanti, que faz o
gerenciamento do fluxo de trabalho de diversas impressoras digitais e ao mesmo
tempo faz controle de gerenciamento de cores para todas as máquinas conectadas
a ele”, dizem Gaeta e Marafiotti.
Epson
“Os
lançamentos mais recente são as impressoras Epson Stylus Pro da Série 900. Os
diferenciais são: reprodução da maior gama de Pantones do mercado; alta
velocidade de impressão e alta resolução”, conta Evelin.
Heidelberg
“Sim,
a Heidelberg integrou no seu software de gerenciamento de workflow, Prinect
Prepress Manager, os recursos do software Color Proof Pro com gerenciamento de
cores e driver para impressão em impressoras digitais Heidelberg Linoprint; HP
Indigo, Konica Minolta e Canon. Todo o fluxo de trabalho pode ser integrado em
um único sistema, gerenciando todo o processo de preparação do PDF, fluxo de
aprovação via web, impressão de prova, softproof, gravação de chapa, CIP4 e
impressão digital”, fala Santos.
HP
“A
HP Designjet Z5400 é o mais novo lançamento da linha. Seus diferenciais são
velocidade e baixo custo de propriedade”, indica Otten.
Povareskim
“Acredito
que sem um software de nível de excelência não adianta ter o melhor
equipamento. A Povareskim tem, por tradição, expertise em cores e, dessa maneira,
anunciamos como nossa mais recente novidade o Chromedot Tone Carbon, um
aplicativo compatível à realidade das empresas brasileiras, que têm necessidade
de investir, porém, não detêm alto capital para isso. O custo desse aplicativo
vai de R$ 900,00 a R$1990,00 e, basicamente, ele é responsável por criar fluxos
de controle de cor de acordo com normas internacionais voltadas aos segmentos
de fine art e fotografia. Pudemos desenvolver tal solução e com um baixo custo
porque trabalhamos como desenvolvedores de tecnologia também”, explica
Povareskim.
Xerox
“Tivemos
diversos lançamentos dentro de 2013, tais como a C75, J75, IGen 150 e outros
mais virão em 2014”, fala Santos.
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