sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Samsung cria impressora de papelão ultrarresistente

Designers da marca sul-coreana se inspiraram em embalagens de papel para criar o dispositivo.

Os designers da Samsung criaram uma impressora de papelão.  Chamado de Origami, o dispositivo é constituído apenas por papelão reciclado e um pedaço de plástico em seu interior.

A versão de papelão é resistente ao fogo e à prova d’água.

A nova impressora criada pela Samsung é totalmente dobrável, e, no lugar dos parafusos, possui encaixes embutidos na estrutura.
Assim, os próprios usuários montam o dispositivo, que não tem formas complexas e dispensa cola.

Além disso, a impressora Origami pode facilmente ser desmontada durante o transporte.
Como a produção do dispositivo utiliza materiais versáteis, o equipamento pode ser personalizado para cada usuário e totalmente reciclado após a utilização.

Segundo a Wired, a ideia para a criação das impressoras sustentáveis surgiu quando Seung-wook Jeong, chefe de design da Samsung, visitava uma confeitaria e percebeu que poderia aplicar em seu produto o mesmo conceito utilizado nas embalagens de doces.  “E se colocássemos o mecanismo de uma impressora numa caixa de papelão, na frente do consumidor, como numa confeitaria?”, questionou-se.

Não deu outra: depois de o projeto literalmente sair do papel, a impressora foi ganhadora do Prêmio Internacional de Excelência em Design 2013 (IDEA, em inglês), importante concurso de design de produto.


A marca sul-coreana explica que a impressora ainda é um protótipo, sem previsão de lançamento e nem comercialização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário