A
Toyo Ink terá grandes novidades aos clientes no ano de 2014. A principal delas
é a inauguração de sua fábrica em Jundiai, no interior de São Paulo. Com 44
fábricas espalhadas pelo mundo e cerca de 8 mil funcionários, a empresa está
entre os três maiores fabricantes mundiais de tintas para a indústria gráfica.
Em
2011, o segmento de tintas para impressão movimentou US$ 746,7 milhões no
Brasil, entre vendas domésticas e importação, um aumento de cerca de 5% em
relação ao ano anterior e 25% comparado a 2009, segundo dados da Associação
Brasileira das Indústrias de Tintas para Impressão (ABITIN). O consumo nacional
foi de 109,9 mil toneladas, contra 113,2 mil toneladas registradas em 2010 e
101,8 mil toneladas em 2009.
Nessa
primeira etapa a capacidade produtiva anual girará em torno de 4 mil toneladas
para tintas offset e 15 mil toneladas para tintas líquidas, produção que atenderá
o mercado interno e a América Latina, exceto o México.
Hoje,
90% dos produtos vendidos pela Toyo Ink Brasil são trazidos do Japão. O
restante vem dos Estados Unidos e Europa. São duas linhas direcionadas à
impressão offset plana: tintas convencionais e tintas com cura UV, incluindo
produtos para substratos celulósicos, plásticos e metalizados, um dos qual
totalmente livre de solventes. Em 2013, a empresa expandiu o portfólio, com
vernizes base água de alta performance com selos Green Label e Food Contact,
novos diferencias para o mercado.
De
acordo com Sergio Pera, diretor comercial geral, a Toyo Ink já está presente
nas principais gráficas do segmento comercial, editorial e de embalagens, entre
pequenas, médias e grandes empresas localizadas na região Sul e Sudeste do
País. “Elas são atraídas praticamente por dois fatores: produtividade e apelo
ecológico”, diz.
Todas
as tintas usam como base óleos vegetais, o que além de reduzir a emissão de
VOCs (Compostos Orgânicos Voláteis), possibilita a diminuição dos níveis de
água durante a impressão, proporcionando maior rendimento, menor tempo de
secagem e alto brilho. "Nunca decepcionamos os clientes com relação a
qualidade de nossos produtos", afirmou Toru Ishii, diretor presidente da
Toyo Ink Brasil.
Inicialmente
serão produzidos em Jundiaí as mesmas linhas disponíveis atualmente, além da
família Flash Dry, lançada na Drupa 2012. Três itens compõem a nova série: FD
KHS, FD LPC, que permitem redução no número de lâmpadas ultravioletas na
unidade de cura e, consequentemente, menor temperatura e consumo de energia, e
FD LED, voltada às impressoras com sistema híbrido de secagem (UV e LED), na
qual o diferencial também é a menor temperatura e o baixo consumo de energia.
As tintas FD KHS e FD LED foram especialmente desenvolvidas para máquinas
Komori e Ryobi, respectivamente.
A
linha de produtos deve crescer com o início das operações fabris. A ideia, comenta
Ishii, é trazer tintas para impressão rotativa heatset e coldset, vernizes,
soluções de fonte e produtos auxiliares.
O
grupo Toyo Ink SC Holdings é formado por três empresas: Toyo Ink, Toyo Chem e
Toyo Color. Elas produzem tintas gráficas que correspondem por metade do
negócio da companhia, pigmentos e química fina. O grupo faturou US$ 3,14
bilhões em 2011.
A Toyo
Ink estará na ExpoPrint Latin America 2014 que acontece entre os dias 16 e 22
de julho no Transamerica Expo Center, em São Paulo.
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