segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Abigraf/SC envia manifesto contra divulgação da campanha "Fatma sem papel"

O ofício enviado pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional Santa Catarina (ABIGRAF/SC), Fernando Rocha, ao presidente da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), Gean Loureiro, enfatizando o descontentamento do setor gráfico com a abordagem da campanha “Fatma sem Papel” virou destaque na mídia do Estado.

Na edição do dia 23 de janeiro, o Jornal Diário Catarinense estampou em sua contracapa uma chamada para o assunto, que foi abordado na página do jornalista Moacir Pereira.
Além disso, na última segunda-feira, 20, Rocha foi entrevistado ao vivo pelo jornalista Renato Igor, no programa Notícia na Tarde, da CBN, para falar sobre a mesma questão.
O referido ofício lamentou que campanhas como a “Fatma sem papel” fortaleçam a falsa ideia de que o papel é um vilão ambiental, visto que sua divulgação sugere que o uso do papel prejudique a natureza.

“Somos contra qualquer tipo de desperdício e entendemos que o órgão público queira digitalizar alguns de seus processos. No entanto, não podemos aceitar que o papel seja injustamente posto como vilão, quando, na verdade, trata-se de um insumo totalmente alinhado com as questões ambientais e de sustentabilidade”, argumentou Rocha.

O ofício, enviado na última sexta-feira, 17, esclareceu ainda alguns fatos relacionados à produção de celulose e papel no Brasil que, de acordo com a Associação Brasileira de Celulose e Papel (BRACELPA), 100% da produção de celulose e papel do país provêm de florestas plantadas de eucalipto e pinus, todas localizadas em áreas destinadas à agricultura. 
“São lavouras como as de trigo, milho, cana de açúcar e tantas outras”, completa. 

Além disso, ao crescer, a árvore absorve CO2, fazendo o famoso sequestro de carbono, que limpa o ar. Estudos realizados no setor atestam que para cada tonelada de CO² emitida a indústria do papel absorve 3 toneladas mostrando um inquestionável superávit ambiental que raros setores apresentam.

Por fim, o manifesto indicou o acesso ao site “Imprimir é dar vida” (www.imprimiredarvida.org.br), lançado como mais uma ferramenta da Campanha de Valorização do Papel e da Comunicação Impressa, que tem como meta difundir os conceitos corretos da produção de papel destinado à impressão, mostrando que, no Brasil, esse insumo não tem relação com a destruição de florestas e devastação ambiental


Fonte: http://www.abigrafsc.org.br/23/01 - 05:06

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