Os
erros mais comuns em planos de negócios. O interessante, é que não importa o segmento,
os erros parecem se repetir.
Por
isso, listamos abaixo alguns dos erros mais comuns na criação de um plano de
negócios:
1.
Falta de um objetivo claro e específico
Não
há um objetivo estabelecido para o negócio. Não existem metas de vendas, não há
uma visão clara do futuro do negócio, existem poucas evidências de uma
estratégia por trás do negócio. Bons planos de negócio definem explicitamente
quanto de vendas pretende atingir depois de certo período de tempo ou quanto do
mercado pretende alcançar. As declarações de visão não devem se limitar a
clichês sem sentido nem significado para o negócio e as metas são mensuráveis, específicas,
atingíveis e relevantes.
2.
Concorrência subestimada
Uma
das expressões mais comuns nos planos de negócios que eu recebo é ‘Nosso
produto/serviço é tão inovador que não temos concorrentes’. Muito cuidado com
esta afirmação, pois você pode até não ter concorrentes diretos, mas sempre
haverá produtos ou serviços substitutos ao seu. A pergunta que você deve fazer
é ‘Se meu produto/serviço não existisse, de que forma o cliente teria sua
necessidade atendida?’. Aí está o seu concorrente que você deve tratar no seu
plano de negócio.
3.
Projeções financeiras irreais
Planilhas
financeiras apresentam frequentemente números inflados para parecer melhor do
que realmente seriam. Na ânsia de apresentar um negócio inquestionavelmente
viável, o empreendedor acaba caindo na tentação de ser otimista demais nas
projeções de vendas ou faturamento ou de subestimar despesas e custos. Ao
estimar os cenários, até no cenário pessimista o negócio dá lucro. Por melhor
que seja o negócio, se o leitor levantar dúvidas sobre os números, todo o
negócio perde credibilidade.
4.
Planilhas financeiras incompletas
Este
tem sido o verdadeiro calcanhar de Aquiles dos planos de negócios: o plano
financeiro. Provavelmente porque quem não tem formação em Administração ou
similar não compreende os fundamentos por trás desta parte do plano de negócio
e acaba trazendo planos incompletos, sem descrição de fonte de capital, sem
projeção de cenários, sem cálculo do ponto de equilíbrio, sem demonstração de
fluxo de caixa, sem a necessidade de capital de giro ou sem cálculo de VPL, TIR
ou payback.
5.
Dificuldade de demonstrar vantagem competitiva
Muitas
vezes, o empreendedor tem um bom negócio nas mãos, mas não consegue descrever
sua idéia no papel ou, pior, acha que tem um grande negócio, porém não
demonstra nada de diferente do que existe no mercado. Este tipo de erro é
típico de quem não estudou adequadamente o mercado nem o concorrente, deixando
a emoção cegar-lhe a visão real do diferencial efetivo de seu produto/serviço.
Ainda pode acontecer do diferencial que existe não ter seu valor percebido pelo
mercado alvo.
6.
Erros de gramática e concordância
Se o
leitor não entender o que está escrito, a melhor idéia de negócio pode acabar
no lixo. Saber se expressar na forma escrita vai além dos erros de gramática,
digitação, pontuação, acentuação, concordância ou sintaxe. O texto precisa
estar ordenado de uma forma que faça sentido para quem está lendo, organizado
de forma a construir a ideia do negócio na cabeça do leitor, caso contrário, é
melhor pedir para um professor de português rever e corrigir o texto. Erros
desta natureza dizem muito a respeito do empreendedor.
7.
Informações irrelevantes
É
comum eu receber planos com páginas e páginas de descrição minuciosa do setor
totalmente baseado em dados secundários de domínio público, ou informações como
registro de domínio, de CNPJ, cadastro na junta comercial, cópias do contrato
social e vistoria do corpo de bombeiros. Tudo isso é absolutamente
desnecessário, pois todo negócio precisa. O Plano de negócios precisa conter
dados relevantes do negócio em si, informações que ajudarão a compreender a
viabilidade da ideia, caso contrário, o leitor se desinteressa e desiste de
ler.
8.
Falta de conhecimento do negócio ou de gestão
Quando
o plano é muito superficial, que abusa de expressões vagas e clichês, do tipo
‘produtos de alta qualidade’, ‘equipe muito bem treinada’ ou ‘só os principais
fornecedores do mercado’, dificilmente consigo ler o plano inteiro, pois é
evidente que o empreendedor não conhece o negócio ou técnicas de gestão. Bons
planos de negócios são específicos, sem entrar em jargões técnicos ou prolixos.
Se o empreendedor não tem um bom currículo para apresentar, precisa compensar
com um bom e experiente conselho consultivo.
9.
Falta de evidências de demanda real
É
muito difícil encontrar um plano que demonstre que os números estimados de
vendas e faturamento não são chutados. São poucos os que conseguem escrever um
plano de marketing que dê credibilidade e sustentabilidade às projeções. O
preço deve estar dentro da prática do mercado e acima do custo unitário, as
vendas precisam ser coerentes com as pesquisas de mercado, capacidade de
produção e logística de distribuição, além de compatíveis com os canais de
venda e a estratégia de comunicação e publicidade.
10.
Ausência de riscos
Este
talvez seja o erro mais comum de todos. Nenhum empreendedor quer se expor e
falar o que pode dar de errado em sua ideia de negócio, mas é um item
necessário. Não dou credibilidade para nenhum empreendedor que diga que seu
plano é perfeito e que tudo vai correr dentro do planejado. Se você não enxerga
riscos no negócio então é um mau empreendedor. Você deve sim tentar imaginar os
pontos fracos de sua ideia para que possa incluir no plano de negócios uma
estratégia de ações alternativas, um plano ‘B’.
Fonte: http://www.blogdoecommerce.com.br/
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