quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Nanotecnologia na indústria de papel e celulose

A Contech, empresa que atua no mercado de papel e celulose, com  soluções de sistemas patenteados e customizados, comprova a presença da nanotecnologia da fabricação de celulose ao papel acabado.

Durante a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que ocorre de 9 a 19 de agosto, em São Paulo, a empresa apresenta o DEPT que é um material sólido, em forma de pó branco, com elevada capacidade de sorção, para aplicação em remediação ambiental de matrizes aquosas, tais como efluentes industriais, água bruta e tratada, e água subterrânea. O pó é capaz de eliminar 95% da coloração da água, superando a performance de outros recursos de remediação.

O produto é constituído de nanopartículas de argila sintética, desenvolvida a partir da argila mineral, nanoestruturada com propriedades específicas. O tamanho diminuído das partículas, por volta de 100 nanômetros, aumenta a superfície de absorção, a área ativa do produto com o efluente e, conseguintemente, a sua capacidade de remediação. Por ser de origem sintética, o produto também pode ser desenvolvido de acordo com a necessidade de sua aplicação, além de ter o benefício de poder ser reutilizado até sete vezes antes de perder as propriedades. 

Segundo Washington Yamaga, diretor executivo do Grupo Ecotech – que tem licença de exclusividade dessa argila sintética em particular e com uma classe de derivados no Brasil –, o DEPT vai além de um pó sintético com propriedades de sorção, ele é um nanoecomaterial. “É uma plataforma tecnológica, pois é um material que pode ter suas características alteradas ao mexermos na sua síntese e, com isso, podemos aplicá-lo como solução ambiental em diferentes mecanismos e também em um grande número de indústrias, de diferentes setores”. E isso é possível graças à nanotecnologia.

Para Carla Veríssimo, pesquisadora chefe do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento & Tecnologia da Contech, a nanotecnologia é uma ciência que não tem mais volta e que deve ser amplamente explorada. “A nanotecnologia traz novas propriedades. Ela promove uma sinergia entre materiais diferentes, não somente melhora, mas mudança de propriedades de um determinado produto”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário