Etiqueta Zero é o nome de um projeto de logística reversa desenvolvido pela RR Etiquetas, que visa dar um destino adequado ao liner da etiqueta autoadesiva
Esse projeto, além de atender à política nacional de resíduos sólidos, representa a possibilidade que a RR tem de oferecer a seus clientes uma alternativa sustentável de reaproveitamento desse produto, assunto que tem sido objeto de estudos por todo o mundo, mas que, até então, não havia sido encontrada uma solução.
O cliente participante do projeto Etiqueta Zero deve separar, e não mais descartar, o liner, que é o substrato em papel ou filme plástico que protege e suporta a etiqueta que vai receber a informação, e a RR providencia seu retorno e encaminha o material para reciclagem e posterior transformação em outro produto.
Um projeto piloto realizado em conjunto entre a RR Etiquetas e o Grupo Angeloni, 8º lugar no Ranking da ABRAS de 2012, resultou na primeira rede de supermercados do país a reciclar o liner. Com isso, mensalmente, mais de uma tonelada de lixo deixou de ir para os aterros sanitários e foi reciclada, gerando matéria prima para produtos como papel higiênico e guardanapo.
A implantação do projeto e a rápida obtenção desses resultados foram facilitadas, pelo fato de o Angeloni, através de seu programa Angeloni Preserva, já incorporar o tema da sustentabilidade em sua estratégia de desenvolvimento, promovendo investimentos para aprimorar o desempenho ambiental, implantando ações de preservação e adotando componentes que não agridem o meio ambiente.
Outro fator determinante para o sucesso do projeto foi a total mobilização dos colaboradores, inclusive gerando “competição” entre as lojas, que disputam quem separa mais liner para reciclagem deixou de mandar para os aterros sanitários.
Segundo Patrícia Lombardi, gerente de marketing da RR Etiquetas, vários foram os desafios que precisaram ser ultrapassados para a consolidação do Etiqueta Zero, na busca de uma solução para a destinação final para o liner. “Em primeiro lugar, era necessário encontrar uma empresa capaz de reciclar o liner e transformá-lo em matéria prima para outro produto. Em segundo lugar, tornar o processo de logística reversa economicamente viável e, por fim, informar e conscientizar os colaboradores, a separar corretamente o liner, para a futura reciclagem”.
A Transportadora Nascisul teve participação importante para viabilizar a logística do projeto.
A proposta de Etiqueta Zero, mais uma ação que contribui para a sustentabilidade do planeta, estará à disposição apenas dos clientes da RR Etiquetas, que oferece um serviço de idealização, planejamento, processo de retorno e gerenciamento de todo o projeto.
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