"O Grupo Heidelberg é exemplar em sua indústria em termos de sustentabilidade. Entendemos a sustentabilidade como um equilíbrio entre proteção ambiental, negócios e responsabilidade social". Estas são as primeiras frases do termo que estabelece a política ambiental adotada pela Heidelberger Druckmaschinen AG (Heidelberg) no final de 2011 e reflete a prática do que é apresentado em seu último relatório de sustentabilidade.
O documento representa um elo entre todas as divisões da empresa, envolvendo também parceiros e fornecedores, e tem o objetivo de evitar impactos negativos sobre o meio ambiente tanto quanto possível. Quando isso não pode ser feito, então os efeitos devem ser minimizados e compensados. Todas as fases do ciclo de vida dos produtos são consideradas: desenvolvimento, produção, utilização pelos clientes e reciclagem ou descarte final.
O relatório que a Heidelberg acaba de publicar oferece um profundo olhar sobre as metas, medidas implementadas, funcionamento das ações e resultados alcançados no período de abril de 2011 a março de 2012. Tais atividades são ilustradas por projetos concretos, reportagens e artigos sobre o tema.
"Nenhum outro fabricante de equipamentos de impressão possui instrumentos para analisar precisamente e otimizar a emissão de carbono de seus produtos e serviços. Muitos de nossos clientes acompanham este processo com muita atenção e sabem que nós lhes oferecemos um grande número de soluções ambientalmente amigáveis, que abrem caminho para que possam competir no mercado com o diferencial de oferecer uma impressão verde", afirma Stephan Plenz, membro do Conselho de Administração da Heidelberg e responsável pelas questões de sustentabilidade do grupo.
Todos os produtos Heidelberg podem ser comercializados por compensação de carbono, ou seja: o cliente tem a opção de neutralizar o impacto ambiental do seu equipamento ao comprar créditos de carbono para a realização de um projeto de reflorestamento no Togo, na África Ocidental.
A impressora Speedmaster SX 52 Anicolor, altamente ecológica devido à sua unidade curta de entintagem associada a um desperdício de insumos extremamente baixo, é comercializada exclusivamente com base de carbono neutro. A Heidelberg arca com todos os custos do procedimento.
Na Drupa 2012 foram apresentadas inúmeras inovações para impressões ecológicas, incluindo sistemas para a medição de energia, recuperação de calor no processo de secagem de folhas e serviços de consultoria para auxiliar as gráficas a melhorar e reduzir o uso de energia. Para a criação do estande foram priorizados os processos mais ecológicos e o uso de materiais reutilizáveis ou recicláveis. Toda a participação da empresa no evento – incluindo a gestão do projeto, operações de logística, montagem e desmontagem de máquinas, impressões, consumíveis e até mesmo o transporte, alimentação e alojamento da equipe de mais de 1300 colaboradores de todo o mundo que trabalharam no evento - foi realizada com compensação de carbono.
O relatório de sustentabilidade 2011/12 também descreve em detalhes uma gráfica de embalagens alemã como modelo de negócio absolutamente sustentável e lucrativa e traz ainda sites e projetos sobre negócios e responsabilidade social.
A publicação está disponível no link http://www.heidelberg.com/www/html/en/content/overview1/about_us/hei_eco/overview. Para mais informações, favor entrar em contato com Martina Ekert pelo telefone (11) 5525-4403 ou e-mail martina.ekert@heidelberg.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário