Pesquisa
inédita “Avaliação do Impacto das Feiras de Negócios na Cidade de São Paulo”,
elaborada pela FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, em parceira
com as entidades UBRAFE, SINDIPROM/SP e SINDIEVENTOS-SP/RJ, divulgada no dia 22
de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, apontou que as
feiras de negócios movimentam anualmente cerca de R$ 16,3 bilhões na cidade de
São Paulo em bens e serviços.
Ainda
de acordo com o estudo, o setor de promoção comercial é caracterizado por uma
sazonalidade bienal, sendo que em média ocorrem 803 eventos por ano na capital
paulista, com um público de mais de 8 milhões de visitantes. Considerando de
forma contínua e individual os dias de realização de eventos na região
metropolitana de São Paulo em 2012, foi calculado um total de 2.280 dias de
visitação a eventos e 6.840 dias de ocupação de espaço, considerando a
montagem, a realização e a desmontagem.
“O
objetivo principal deste trabalho foi dotar a UBRAFE, SINDIPROM/SP e
SINDIEVENTOS de números que permitam planejar de maneira mais adequada com os
vários agentes envolvidos o desenvolvimento e fortalecimento do setor, além de
avaliar a importância do segmento e divulgar estas informações para a
sociedade”, afirma Armando Campos Mello, presidente executivo da UBRAFE e
diretor do SINDIPROM/SP.
Após
o término da apresentação da FIPE, foi oficialmente lançada a edição de 2014 do
Calendário UBRAFE “Principais Feiras de Negócios do Brasil”, considerado a
maior referência do setor de promoção comercial para empresas de todos os
portes.
Espaços para feiras e eventos
A
atividade dos promotores implica em termos anuais na locação de espaços da
ordem de 4.410,485 m2 dos locais de eventos, disponibilizando para locação por
parte dos expositores uma área líquida de 2.762.369 m2. Ao faturamento obtido
com a comercialização desta área deve-se juntar a outras fontes de renda, como
bilheteria, merchandising e fornecimento de serviços, totalizando um
faturamento anual de R$ 1.646.548.684. Empresas de Montagem de Estandes e
Infraestrutura totalizam um faturamento anual de R$ 1.582.837.322.
Expositores
A
pesquisa também apontou que os expositores investem anualmente uma média de R$
8.970.516.684 para a participação em feiras de negócios e eventos. Este
investimento envolve o custo do espaço (metro quadrado e montagem), os serviços
necessários para participação na feira (design, decoração, segurança, limpeza,
alimentação e etc.), os custos de logística e transporte de material e
equipamento, os gastos com a equipe no stand (hospedagem, alimentação,
transporte etc.), os gastos com promoção e outras despesas.
Turismo de negócios
Considerando-se
os viajantes participantes de feiras de negócios (visitantes e pessoal de
estandes), a pesquisa revelou que este público injeta um total de recursos de
pouco mais de R$ 4 bilhões nas atividades da cadeia de turismo na cidade de São
Paulo. Os dados da cadeia de hospitalidade implicam na utilização de mais de
6,5 milhões de unidades habitacionais – uma média de quase 18 mil por dia.
A
partir destes valores, a pesquisa concluiu que cerca de um terço dos quartos
existentes na cidade são destinados aos participantes de feira de negócios e
eventos, chegando à metade se considerada a base efetivamente ocupada nos
hotéis. Além das despesas locais de R$ 4 bilhões, os gastos dos viajantes
totalizam mais de 2,5 bilhões considerando transporte aéreo e locação de auto e
transporte terrestre de longa distância.
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