Recentemente,
a empresa de marketing e tecnologia Neolane anunciou o resultado de uma
pesquisa conduzida em conjunto com a DMA – Direct Marketing Association. A
pesquisa realizada com mais de 200 profissionais de marketing indica um
importante aumento do marketing real-time a fim de construir uma melhor
experiência para o cliente.
A
pesquisa revelou que a maioria dos profissionais – 77% - acreditam que a
personalização em tempo real é altamente importante para suas empresas, mas que
existem obstáculos que precisam ser transpostos para se obter todos os
benefícios destas campanhas.
Praticamente
metade dos entrevistados concordaram com a definição do marketing real-time
como “conteúdo dinâmico personalizado através de canais”, mas focado em canais
específicos e mais estratégicos para alcançar seus objetivos. Além disso,
afirmaram que conteúdo real-time através de canais como email (80%),
cross-channel (75%) e sites (69%) são extremamente importantes.
Email também
atingiu o topo quanto perguntados “quais são seus planos atuais e futuros para
personalização real-time?” Mais de 55% estão executando ações de email
atualmente e 32% tem planos de lançar ações deste tipo num futuro próximo.
Interessantemente,
estes resultados partem de uma outra pesquisa – conduzida pela EIU – The
Economist Intelligence Unit e divulgada pela provedora de soluções de marketing
digital Lyris – que sugere que uma diferente abordagem da abordagem tradicional
para a personalização não poderia vir em breve. Entre as descobertas mais
surpreendentes, os analistas concordam que a personalização tradicional está se
tornando ineficiente. 70% dos consumidores chama a personalização de
“superficial” e 63% acredita que a personalização atualmente é tão comum que se
tornaram insensíveis a ela. 33% dos consumidores dizem até que a
superficialidade destas personalizações é algo que causa aborrecimentos.
“O
mais surpreendente é que os profissionais da área não responderam de forma mais
decisiva à antipatia do consumidor a esta personalização superficial”, diz
Janie Hulse, editora da EIU. Os clientes dizem que apreciam ofertas de email
que são customizadas de acordo com suas necessidades pessoais, baseadas em
compras anteriores, e ainda assim a transição para a customização mais
sofisticada tem sido relativamente lenta e a maioria dos profissionais
continuam enfatizando a personalização simples.”
Para
criar interações significativas, profissionais de marketing devem olhar para o
email, sites, redes sociais e outros comportamento para ‘personalizar’ ofertas.
Este discernimento é essencial na criação de mapas de jornadas de clientes para
agregar valor em todas as fases do ciclo de compra”.
Será
que a personalização em tempo-real pode ser parte da solução que melhora a
abordagem e revigora a personalização? É difícil dizer, mas definitivamente é
um passo em direção a manter relacionamento com os clientes e seus constantes
envolvimentos de presença na web.
* Por Aline Macedo | October 11, 2013 / www.destinationcrmblog.com/
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