Representada por Maurício Carlini, gerente
para a divisão de soluções de impressão digital, a Kodak participou dos dois
dias do Congresso Mercado Leitor 2013, organizado pela Associação Nacional de
Jornais (ANJ) nos dias 21 e 22 de outubro, em Campinas (SP).
A apresentação de Carlini fez parte da
programação dedicada às empresas patrocinadoras – a Kodak foi uma das
patrocinadoras do evento -, onde, além de palestrar, também compartilhou mais
informações sobre sua linha de impressoras e soluções de impressão digital
inkjet para o segmento editorial.
Os destaques foram os modelos Kodak Prosper
S5, S10 e S20 que de acordo com a Kodak são sistemas de impressão jato de tinta
de alta velocidade e alta qualidade que podem ser facilmente acoplados a
impressoras rotativas ou offsets em operação nos jornais para a produção de
conteúdo com valor agregado, tais como cadernos segmentados, promoções,
conteúdo interativo com QR Code, códigos para sorteio e outros tipos de
conteúdo variável.
Outra solução apresentada foi a impressora
Prosper 5000 XL, um equipamento digital em bobina desenvolvido para imprimir grandes
volumes de conteúdo colorido. A Kodak informa que a máquina acomoda larguras de
até 62,2 cm e conta com velocidade estimada em 200 metros/minuto e foi desenvolvida
para grandes volumes de produção, suportando ciclos mensais de cerca de 90
milhões de páginas A4 ou carta.
Como diferencial traz o sistema Image Quality
Management System, que permite a realização de leituras, análise e padronização
de qualidade dos impressos, a qual pode ser mantida da primeira à última página
– isso, valendo tanto para papéis revestidos como não-revestidos e glossy.
Um terceiro destaque na participação da Kodak
no evento da ANJ foi a linha de chapas digitais sem processo Sonora News.
Desenvolvida especificamente para as
necessidades do mercado editorial, a Sonora News permite trabalhar com
lineaturas de até 200 lpi, áreas de máxima e mínima de 1 a 99%, e dispensa uso
de qualquer tipo de químico ou de processadora. .
Dentro da proposta apresentada por Carlini no
Congresso Mercado Leitor 2013, o fluxo híbrido de impressão (rotativa e
impressão digital pode criar novas oportunidades de negócios para os jornais
modernos, enfatizando, no caso, a tecnologia da linha Kodak Prosper.
De um lado, para os anunciantes, a tecnologia
Prosper permite agregar valor à publicidade através de informação personalizada
(em cor ou P&B), ou, mesmo segmentar veiculações, imprimindo em baixa
tiragem anúncios segmentados ou regionalizados para interesses específicos.
“Desmitificando o que muitos podem pensar, o
custo de se investir em uma tecnologia como a Prosper é muito baixo, em
comparação com o retorno obtido ou com o que se pode agregar de valor aos
anúncios, por exemplo”, afirmou Carlini.
Nenhum comentário:
Postar um comentário