Avanços
recentes nas tecnologias de comunicação e novas demandas quanto à
responsabilidade social/ambiental das organizações, dentre outros fatores, vêm
redefinido o papel de Marketing.Uma variedade de desafios e oportunidades se
impõe aos gestores no futuro próximo. No entanto, para facilitar a compreensão
destes desafios, cabe a contextualização das três grandes fases históricas do
Marketing:
Era Orientada a Produção (1890-1930)
Naquela
época, uma teoria geral de Marketing ainda não havia sido desenvolvida e as
práticas de Marketing eram inseparáveis da Economia e da Administração
clássica. As decisões de Marketing eram voltadas exclusivamente para custos de
produção e logística e muitas das questões atualmente associadas ao Marketing
sequer existiam.
Era Orientada a Vendas (1930-1960)
Os
anos entre 1930 e 1960 foram marcados pelo grande aumento da concorrência. Nos
primeiros anos, as ações de Marketing foram direcionadas exclusivamente para
preços. Aos poucos, metodologias, teoremas e ferramentas referentes à Promoção,
Publicidade e Branding foram sendo desenvolvidas, como forma de buscar
diferenciação da concorrência. Ao mesmo tempo, as empresas começaram a dedicar
mais recursos para entender os drivers de consumo e as relações entre
vendedores e compradores.
Era Orientada ao Consumidor
Nessa
época, termos como “identificar e satisfazer as necessidades dos consumidores”
ganharam eco. Produtos e serviços não eram lançados sem a exploração das
intenções de compra do público-alvo, onde as características distintas do
produto ou serviço deveriam ser estabelecidas. Também aumentaram as ações que
visavam garantir que os demais funcionários da organização estivessem alinhados
à estratégia de Marketing da companhia.
As ideias de aftermarketing e marketing
1 to 1, associado ao surgimento de CRM, trouxeram novas perspectivas para a
gestão de Marketing em geral e o relacionamento com consumidores em particular.
Ao mesmo tempo, a sociedade passou a exigir das organizações uma determinada
postura sócio-ético-ambiental que trouxe um arcabouço de novas considerações a
respeito do papel do Marketing.
Uma
Nova Era? Quais são as principais questões a serem tratadas por Marketing?
A
nova Era do Marketing surge com a Internet e a convergência e se acentua com a
popularização das redes sociais e com a redefinição do papel das organizações
em um “novo mundo”. Ao mesmo tempo, à medida que as cadeias de produção vão
sendo ajustadas para modelos do tipo “pull selling”, diversas atividades de
Marketing vão sendo redefinidas, em especial Design, Promoção, Precificação e
Distribuição.
Conclusão
Nesse
artigo vimos um breve relato da evolução do pensamento e das práticas do
Marketing e de como ele passou de uma visão centrada ao redor da organização
para uma atividade voltada a identificar e satisfazer as necessidades dos
consumidores. Novas forças vêm desafiar as práticas e a teoria do Marketing que
ora se estabelece.
A maioria das questões ainda carece de respostas.
E só
tempo, com o retrato do resultado das experiências e tentativas, vai mostrar o
que era fato e o que era somente argumento.
*CEO DOM Stratety Partners, consultoria
100% nacional focada em maximizar geração e proteção de valor real para as
empresas
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