Dicas
para uma página de detalhes do produto vender mais
Como
melhorar a página de detalhe de produto no seu e-commerce?
Uma das partes mais
sensíveis de uma loja virtual é a página de detalhes do produto, que funciona
como verdadeiro ponto de partida para a efetivação da compra. muito se fala
sobre “carrinhos abandonados”, mas pouca gente comenta sobre os “produtos
abandonados”.
Por vezes a página de detalhes do produto apresenta problemas tão
grandes, que a intenção de venda acaba ali mesmo, seja por falta de informação
para o usuário ou então por caminhos difíceis de serem seguidos para a
concretização da venda.
As
páginas de detalhes de produtos são talvez a parte que mais evoluiu em questão
de arquitetura da informação nos últimos tempos no e-commerce.
Pesquisas tem
sido feitas no sentido de melhorar seu desempenho e conseguir uma taxa de
conversão cada vez maior para as lojas virtuais. em nosso curso sobre criação e
gestão de lojas virtuais, fazemos questão de dedicar um módulo inteiro para a
questão do design no e-commerce e neste módulo, a questão da estrutura das
páginas de detalhes de produtos tem um lugar especial, justamente porque
conhecemos o poder de conversão quando estas páginas são bem trabalhadas.
Vejamos
então, algumas dicas rápidas para melhorar a performance de uma loja virtual
através de aprimoramentos nas páginas descritivas dos produtos da loja.
1 –
Imagens nas páginas de detalhes de produtos
A
imagem é a primeira venda de uma loja virtual, portanto, certifique-se de estar
usando as melhores imagens possíveis em sua loja virtual. Além da qualidade é
importante que você ofereça diversos ângulos de visão do produto. Quanto mais
documentada for o conjunto de imagens que você fornecer, maior será a chance do
usuário concretizar uma venda.
2 –
Botão comprar em destaque aumenta a conversão no e-commerce
O
botão comprar precisa estar em uma posição de destaque na página de descrição
dos produtos e apenas ele deve ter a aparência de botão. Se você tiver outros
links na página de descrição de produtos, não crie botões neles, trate-os como
texto ou qualquer outra forma de acesso, menos o formato clássico de botão.
Estudos comprovam que outros links com o formato de botão fazem com que o
cliente se sinta perdido e reduz a taxa de conversão da loja.
3 –
Vídeos de produtos na página de detalhes de produtos
Um
outro truque simples e eficiente para aumentar a taxa de conversão. Coloque um
pequeno vídeo hospedado no YouTube com não mais que dois minutos de duração e a
taxa de conversão aumentará em até 30%, além é claro, de reforçar a divulgação
através do YouTube.
Esta comprovado que os vídeos aumentam sensivelmente a taxa
de conversão de uma página de detalhes do produto.
4 –
Crie uma rotina de otimização para a página de produtos
Os
resultados da busca orgânica garantem as melhores taxas de conversão de uma
loja virtual. Portanto, para facilitar a indexação através dos mecanismos de
busca como Google, Yahoo e Bing, crie uma rotina básica para a otimização dos
fatores onpage da página de detalhes de produtos do seu e-commerce. O SEO no
e-commerce é decisivo para o sucesso de qualquer comércio eletrônico.
5 –
Forneça informações sobre frete na página de detalhes do produto
Incorpore
um formulário ou campo para o cálculo do frete do produto na página de
detalhes. se você estiver com uma estrutura de logística de entrega com preços
competitivos, seus clientes estarão mais propensos a comprar imediatamente em
sua loja virtual sem ficar navegando por outros sites.
6 –
Apresente todas as formas de pagamento na página de detalhes do produto de sua
loja virtual
As
pessoas detestam iniciar o processo de compras e ao final descobrirem que a
loja não oferece a opção de pagamento pela qual elas gostariam de realizar a
compra. Para evitar isso, exiba na página de detalhes do produto do seu
e-commerce todas as opções de pagamento que você oferece de forma clara e
objetiva.
7 –
Incentive a indicação através das redes sociais
As
indicações de amigos através das redes sociais são um dos fatores de maior
conversão para uma loja virtual. Por isso, facilite estas indicações através da
inclusão dos botões de Curtir do Facebook e Tweeter na página de detalhes do
produto para que as pessoas os indiquem de maneira rápida e automática.
8 –
Disponibilize uma opção de atendimento online no seu e-commerce
Os
chats tem uma função muito especial no e-commerce, auxiliar imediatamente o
cliente em caso de dúvida e com isso facilitar o processo decisório. Por isso,
é interessante que sua loja virtual possua a opção do cliente acessar de
maneira fácil o serviço de atendimento online quando está na página de detalhes
sobre os produtos.
*Valle é consultor e instrutor do Curso de E-Commerce. É formado em
Administração de Empresas e atua há mais de 10 anos como consultor nas áreas do
comércio eletrônico e marketing digital. É um
dos instrutores do Curso de E-Commerce (www.cursodeecommerce.com.br) e
articulista de sites e blogs como Blog do E-Commerce, E-commerce Brasil,
Webinsider e Artigos E-Commerce.
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