Como
utilizar as redes sociais para venderÉ inegável que as redes sociais são um
caminho interessante e viável para a comunicação entre empresas e consumidores.
Twitter, Orkut, Facebook, UNIK, Badoo, Hi5, Quepasa e muitas outras fazem parte
do boom das redes sociais.
É
até difícil para o usuário de internet gerenciar suas redes de relacionamentos,
já que a todo o momento chegam “convites” para participar de uma rede nova.
Como ter tempo para rotineiramente interagir com todas elas? Impossível para a
maioria.
Ao
mesmo tempo, imagine para as empresas. Como participar deste mundo
relativamente novo sem se perder em estratégias, ou mesmo sem perder tempo e
dinheiro? Como lançar ações que tragam resultados reais? Como convertê-las em
ganho de imagem e principalmente e diretamente em vendas? è, você está
realmente na posição de um Gerente de Mídias Sociais. Portanto, vamos por a mão
na massa.
Seguem
abaixo algumas dicas que podem ajudar muito.
Conceitos
Não
dá para abraçar todas as redes. Identifique onde está em maior número o seu
público-alvo e centralize os esforços e investimentos.
Lembre-se
que não estamos lidando com uma “rede mundial de computadores”, mas com uma
“rede mundial de pessoas”, interligadas através de computadores. São os humanos
que agem, espalham informações e compram.
Consumidor
É
movido por interesses. A pergunta chave que ele faz é: – O que vou ganhar com
isso? Identifique e deixe claros os motivos (que devem ser realmente
interessantes e viáveis) para que participem da ação, façam indicações, comprem
etc.
A
forma de se relacionar e consumir tem as suas peculiaridades inerentes ao meio
em que eles estão interligados (real ou virtual). Entretanto, cultura, criação,
regionalização, gostos, família, amigos, medos, carências, modismos, referências
e sentimentos fazem parte e participam também de vida “virtual”.
Ou
seja, a sua vida “real” está intimamente ligada à sua vida “virtual”, uma
influenciando diretamente a outra. Devemos tratar nossas ações pensando na
interligação e influências das ações nos dois mundos e não de forma
independente.
Busque
o paralelo entre as duas “vidas”. Muitos “tímidos” são extremamente ousados por
trás
dos computadores. Procure saber quais os seus hábitos e personalidades nos
dois mundos.
Lembre-se
que o consumidor sempre quer ser acolhido, entendido, valorizado e destacado,
não importa o “ambiente” onde estiver.
Comunicação
Verifique
quais assuntos e comunidades que tenham relação com seu produto ou serviço são
mais importantes dentro de cada rede social. Foque a comunicação.
Utilize-se
dos principais “personagens” de cada rede. Eles podem ser seus garotos e
garotas propaganda no mundo virtual (multiplicadores e incentivadores de
compras).
Não
vamos esquecer as lojas físicas (apesar da dificuldade com relação à equipe,
são ótimas possibilidades de contato com o público) e a mídia tradicional para
divulgar e incentivar aos clientes a tornarem-se “amigos” nas redes.
Crie
formas de incentivar a multiplicação e que sejam atreladas a sites ou hotsites
que possam “construir” cadastros. Existem sistemas nos quais o usuário consegue
“importar” seus contatos das principais redes.
Tome
cuidado para não saturar o consumidor com mensagens e ações. Envie somente para
os que se tornaram “contatos” da empresa e não utilize spam (por e-mail ou via
redes). Isso vai prejudicar a credibilidade da sua empresa. Estamos criando
fidelidade de relacionamento e, por conseqüência, vendas.
Vendas
Considere
usar sorteios e ações específicas para cada tipo de rede. Prepare cupons e
tickets para incentivar as vendas no e-commerce ou lojas físicas (impressos,
Bluetooth, SMS etc). Mas só se o prêmio for bom. O marketing nas mídias sociais
passa por ai.
Utilize-se
de promoções “relâmpago”. O medo da perda continua sendo um grande aliado.
Dê
prêmios e benefícios ao internauta que ajudou a vender.
A
estratégia do “amigo premiado” aqui também funciona. Quem inserir um banner,
mandar mensagens ou outras ações em prol da empresa pode ser selecionado para
ganhar prêmios a qualquer momento.
Com
estas dicas, as empresas com certeza podem potencializar e muito os resultados
com as redes sociais. Sejamos estratégicos, criativos e ousados, sempre com
responsabilidade.
Fonte: Webinsider
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