terça-feira, 26 de junho de 2012

Como escolher a impressora correta para o seu negócio*

Por Jorge Moreira Ferreira*
Existem no mercado diversos tipos de impressoras com diferentes características e finalidades. São inúmeros modelos, tipos de tecnologia empregada e fabricantes. As mais comuns são as impressoras a jato de tinta, a laser, offset ou matriciais, sem falar na opção de aquisição de um multifuncional. Com tanta variedade, muitas empresas têm dúvidas na hora de escolher a impressora correta para o seu tipo de negócio.
O primeiro quesito a ser avaliado é a real necessidade da empresa, ou seja, o volume de impressão, a frequência de uso e a qualidade de impressão que o negócio exige. Ao comprar um equipamento inferior a sua expectativa e necessidade, o usuário pode ficar insatisfeito. E se adquirir um produto com funcionalidades desnecessárias, o uso do equipamento pode acabar se tornando difícil e complexo, além de aumentar os custos.
A principal diferença entre uma multifuncional e uma impressora comum são os recursos que cada equipamento oferece. A impressora comum apenas imprime textos e imagens em diferentes tipos de mídias. Já as multifuncionais possuem outras ferramentas além de imprimir, como copiar, digitalizar e enviar e receber fax.
Para uso doméstico ou empresas que imprimem bem pouco, aproximadamente, 300 páginas ao mês, e não necessitam de funções de cópia, escaneamento ou fax, podem pensar em ter uma impressora jato de tinta. Estes equipamentos normalmente são mais baratos e consomem menos energia elétrica, e geralmente possuem um custo mais elevado por página impressa e menor velocidade na impressão. Vale ressaltar que temos no mercado modelos de impressoras com uma boa velocidade de impressão e custo página bastante agradável, consulte sempre um especialista antes de se decidir.
Para as empresas, onde normalmente é preciso imprimir em maior quantidade e velocidade, as impressoras a laser geralmente são as mais indicadas. O custo por página impressa é mais barato e a velocidade de impressão é superior a das impressoras a jato de tinta na maioria dos casos. Um toner é utilizado no lugar do cartucho de tinta. Existem modelos que só imprimem em preto e branco, o que diminui os custos. Sendo estes aparelhos indicados para escritórios que imprimem muitos documentos e não precisam de impressão em cores. Por sua forma de operação, estes equipamentos consomem mais energia elétrica e geralmente são utilizados por grupos de trabalho.
Para empresas que necessitam imprimir com alto volume, como as do ramo gráfico, que trabalham com a impressão de banners, arquivos impressos em papéis especiais, livros, revistas, entre outros, o uso das impressoras offset é o mais adequado. Estes equipamentos imprimem com qualidade em grandes tiragens e praticamente em todos os tipos de papéis.
Além de verificar a qualidade da impressão e a quantidade de documentos impressos, também é importante comparar o preço das impressoras, o consumo de energia elétrica e o custo do cartucho para reposição da tinta. Se bem avaliados, estes quesitos podem evitar custos desnecessários no dia a dia e economia em longo prazo.
O cuidado com o equipamento também é fundamental para o bom funcionamento e a durabilidade da impressora. Deve-se evitar o uso de cartuchos falsificados e ter cuidado com a manutenção e o manuseio. Pequenas medidas podem fazer toda a diferença na vida útil da máquina e garantem o bom desempenho e qualidade de impressão.
* Por Jorge Moreira Ferreira, diretor da D-Comp Informática – empresa especializada em soluções de impressão, imagem e conectividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário